(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Grupos fazem retiro com S. Paulo

>Grupos fazem retiro com S. Paulo

>“Permanecer no coração da fé”

Permanecer no coração da fé com São Paulo. É este o título do guião para o retiro popular que a diocese de Leiria-Fátima propõe aos fiéis católicos para a Quaresma. Está em distribuição pelas paróquias e outras comunidades, constituindo uma proposta dirigida a pessoas, grupos e famílias para o exercício da leitura orante da Palavra de Deus.
Na apresentação do documento, o bispo D. António Marto, escreve: “De novo, estimulado pela boa adesão de muitas pessoas no ano passado, proponho à Igreja diocesana de Leiria-Fátima um retiro popular, a realizar durante a Quaresma. Desta vez, fazemo-lo com São Paulo, no ano a ele dedicado. Queremos que sirva para o aprofundamento da fé, de modo que os fiéis permaneçam firmes e sólidos nela (cf Col 1, 23), caminhando para uma fé adulta, capaz de dar pessoalmente razões da própria esperança em Jesus Cristo e de a testemunhar na vida quotidiana.”
Sobre o sentido do retiro popular, D. António explica que se trata de um empenho de oração “na vida quotidiana, sem sair dos lugares e ocupações habituais, dedicando determinados momentos a essa finalidade”, na própria casa, nas igrejas ou noutros espaços adequados. Dirige-se a “todo o povo de Deus”.O guião apresenta seis temas que formam um itinerário. Começa pelo encontro de São Paulo com Cristo, para se descobrir que Jesus também se torna presente no caminho dos homens de hoje. Depois, vem o hino com o qual os cristãos cantavam a beleza dos dons espirituais recebidos em Cristo, para se perceber que continuam a ser dados aos baptizados que os acolhem na fé. No terceiro tema, revela-se como a Palavra de Deus acolhida transforma o coração e impele os cristãos a anunciá-la a outros. No seguinte, aprofunda-se o hino da caridade, que ensina como, pela graça de Cristo, o cristão em tudo vive o amor. No penúltimo tema, acolhe-se a exortação de São Paulo a crescer na vida cristã até à maturidade. Por fim, é proposta uma celebração em torno da glória da cruz, que permite entrar na experiência de Paulo quando afirmava: “Vivo na fé do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim” (Gal 2, 20).
Poderá ser adquirido no Seminário Diocesano, no Serviço Diocesano da Catequese e na Gráfica de Leiria.
P. Jorge Guarda- Vigário Geral

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.