(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Actuações do Rosas do Lena

>Actuações do Rosas do Lena

>O rancho folclórico Rosas do Lena, da Rebolaria, mantém uma vigorosa actividade de promoção e divulgação da melhor etnografia da Alta Estremadura, destacando-se nos últimos tempos a participação em espectáculos do INATEL com a manifestação etnográfica “A Batalha a Cantar e a Dançar, da Quaresma a Santo António”, bem como em muitas outras iniciativas, do Norte ao Sul do País, em festivais nacionais e internacionais de folclore. Nos próximos meses, apresenta uma agenda bem recheada.
Assim, nos 6 e 7 de Junho, vai participar nas Festas de Santíssima Trindade, da paróquia da Batalha, com vários componentes trajados que transportarão uma “oferta” e um andor, e respectivos tabuleiros do pão e das merendeiras bentas, nos desfiles das ofertas, bem como na organização do serão etnográfico do dia 7.
De 28 a 31 de Maio, participa na FIABA – Feira da Gastronomia e do Artesanato da Batalha, com uma tasquinha de pratos regionais e uma banca de artesanato, executado pelos próprios componentes.
No dia 5 de Julho, irá promover a 4ª edição da Festibatalha, uma manifestação da cultura popular com quatro vertentes: mostra/venda de produtos regionais; Festival Nacional de Folclore (Alta Estremadura, Douro Litoral, Estremadura Saloia e Algarve), marchas e bailarico popular.
Entre os dias 1 a 12 de Agosto, o rancho vai deslocar-se à Ilha da Sardenha, em Itália, para participar em mais alguns festivais internacionais de folclore.
No dia 15 de Agosto, estará a seu cargo a organização da 24ª Gala Internacional de Folclore da Batalha. Mais uma vez, espera-se neste serão das Festas de Agosto uma bonita e variada demonstração da etnografia mundial, umas das mais conceituadas que se realiza no nosso País.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.