(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Editorial | Imagens de luz e palavras de fogo

>Editorial | Imagens de luz e palavras de fogo

>O tempo quente leva-nos a sair, a tirar férias, a festejar. Procuramos paisagens coloridas, seja para gozo do calor num areal, seja na fuga até paragens refrescantes. É tempo propício para apreciar as imagens, desde as que passam fugazes pelos caminhos percorridos até às que se guardam no registo da máquina. Imagens de luz, movimento e alegria. Por isso, nesta edição damos espaço às imagens. Mesmo que a preto e branco, elas são o retrato mais fiel dos momentos felizes e coloridos deste mês de Agosto e das festas. Mais do que as palavras de uma descrição, valem os sorrisos que saltam em cada foto.

Mas o texto tem também lugar, quando entramos em festejos que significam muito mais do que a aparência. É o caso do nosso feriado municipal de 14 de Agosto, este ano com mais um motivo de orgulho no palmarés: a recente canonização de Nuno Álvares Pereira, o herói de Aljubarrota, de Portugal e de Deus.

Mas este é também o tempo em que começamos a preparar o regresso ao trabalho. E é de palavras que precisamos para aprofundar os assuntos que teremos entre mãos. O novo ano escolar vai trazer a novidade da Educação Sexual obrigatória em todas as escolas, um assunto que tem andado em lume brando, cujo fogo poucos ainda sentiram, mas que promete escaldar em Setembro. Porque a pressa da lei não corresponde à sua necessária preparação… e é a formação da personalidade dos nossos filhos que está em jogo. A não ser que deixemos ao Estado essa tarefa, cruzemos os braços e deixemos andar… nesse caso, está tudo bem. Pelo menos, até ao dia em que eles nos atirem à cara essa traição.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.