(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>I Encontro de Voluntários da Batalha: “Ser Voluntário… Ser Solidário”

>I Encontro de Voluntários da Batalha: “Ser Voluntário… Ser Solidário”

>O Município da Batalha e o Banco Local de Voluntariado realizam, no próximo dia 8 de Maio, o I Encontro de Voluntários da Batalha, “com vista à promoção de um intercâmbio de aprendizagens entre voluntários e entidades promotoras e consequente melhoria da qualidade da acção, capacitando e habilitando a uma maior competência humana e cívica”.
Como refere a nota da organização, “os voluntários estiveram sempre presentes nas sociedades ao longo dos tempos e a sua acção revestiu várias expressões, predominantemente de cariz caritativo, exercido de forma isolada e esporádica e ditada a maioria das vezes, por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança”.

Na sociedade actual reconhece-se que o voluntariado tem um espaço próprio de actuação, cujo trabalho se situa numa linha de complementaridade do trabalho profissional e da actuação das instituições. Neste contexto de reconhecimento pelo trabalho voluntário foi criado o Banco Local de Voluntariado da Batalha em Abril de 2009, que integra actualmente cerca de setenta voluntários, com actividades em diferentes áreas de actividade como a saúde e o apoio social e comunitário.

É na mesma linha que agora se organiza este Encontro de Voluntários da Batalha, cujo primeiro momento consiste na realização de um fórum temático, intitulado “Ser Voluntário… Ser Solidário”, a decorrer entre as 09h30 e as 16h30, no Auditório Municipal da Batalha. Trata-se de uma iniciativa que tem como principal objectivo “promover as competências em voluntariado e contribuir para o desempenho qualificado, bem como proporcionar aos presentes na acção o conhecimento de práticas de voluntariado”. Pretende-se ainda que os participantes retirem contributos positivos da acção que lhes possibilite “o crescimento pessoal enquanto voluntários, a coesão dos membros das organizações e o conhecimento e a compreensão da realidade sobre a qual se vai intervir”.

Num segundo momento, pelas 16h30, será a sessão de assinatura dos programas de voluntariado entre organizações promotoras e voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado da Batalha.

PROGRAMA

09h30 – Acolhimento dos participantes

10h00 – Sessão de abertura: José Vieira dos Reis, presidente da Assembleia Municipal da Batalha, António Lucas, presidente da Câmara Municipal da Batalha, José Humberto Paiva de Carvalho, Governador Civil de Leiria, Fernando Gonçalves, director do Centro Distrital de Leiria do ISS, IP.

Painel I: “A importância do voluntariado para a promoção do bem-estar social

10h45 – “Voluntariado: um factor de coesão”, por Maria Elisa Borges, coordenadora técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e representante da ministra do Trabalho e Solidariedade Social.

11h30 – “Voluntariado na AMI”, por Liliana Lucas, técnica superior e coordenadora do voluntariado do Centro Porta Amiga de Coimbra, da Assistência Médica Internacional.

11h50 – “A vontade…”, por Helena Ventura, técnica serv. social e investigadora (psicologia evolutiva e educação).

12h10 – Debate

Painel II: “Ser voluntário – testemunhos de práticas de voluntariado”

14h00 – “O Voluntariado nos cuidados paliativos”, por Maria João Oliveira, presidente da Associação Outonos da Vida – Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo.

14h40 – “Mais voluntariado, menos solidão”, por Manuel Empis de Lucena, presidente da direcção nacional da Associação Coração Amarelo

15h10 – “A gestão do voluntariado”, por João Neves, membro associado da Cruz Vermelha Portuguesa – Leiria.

15h45 – “A felicidade de servir no voluntariado”, por Armando Silva, coordenador do voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra e elemento da direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

16h15 – Sessão de encerramento: Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, e Cíntia Silva, vereadora da Câmara Municipal da Batalha.

16h30 – Assinatura dos programas de voluntariado entre organizações promotoras e voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado da Batalha.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.