(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Novas Oportunidades da Batalha entregam diplomas

>Novas Oportunidades da Batalha entregam diplomas

>Secretário de Estado presidiu à sessão

O auditório municipal da Batalha foi pequeno, no passado dia 15 de Abril, para a cerimónia de entrega de diplomas a adultos que frequentaram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária da Batalha.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Válter Lemos, que entregou cerca de 250 diplomas correspondentes à obtenção do 9º ano, do Nível Secundário e ainda do reconhecimento de competências profissionais na área de Electricidade de Instalações. Na sua intervenção, o governante salientou a qualidade do trabalho desta escola e dos alunos que agora viram reconhecidos os seus estudos. Perante os testemunhos de duas alunas, desafiou os críticos da iniciativa “Novas Oportunidades” a apontarem quantos jovens com o 12.º ano conseguiriam produzir testemunhos com a qualidade e a beleza poética daqueles.

Na cerimónia estiveram ainda presentes Carlos Henriques, vereador da Educação da Câmara Municipal da Batalha, Gonçalo Lopes, vereador da Educação da Câmara Municipal de Leiria, Filomena Sousa, em representação da Direcção Regional de Educação do Centro, e Maria do Carmo Gomes, vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação.

A cerimónia fora antecedida pela inauguração de uma exposição intitulada “Vidas com valor”, na galeria Mouzinho de Albuquerque, onde se mostravam alguns trabalhos realizados no âmbito deste curso, como portefólios, artesanato, filatelia, pintura, vitrais, fotografia e instrumentos tradicionais. Esteve patente até ao dia 25 de Abril.

Recorde-se que o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Batalha foi criado em 2007 e, desde então, já certificou cerca de meio milhar de adultos, para além de ter encaminhado outros tantos para várias ofertas formativas. Actualmente, para além dos grupos que tem em funcionamento na sede escolar, desenvolve itinerâncias em grande parte do concelho de Porto de Mós (Juncal, Pedreiras, Arrimal, Serro Ventoso e Mendiga) e no concelho de Leiria (Azóia, Pernelhas, Barracão, Arrabal e Caranguejeira) e em algumas empresas.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.