(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Novidades de EMRC para 2010/11

>Novidades de EMRC para 2010/11

>Encontro nacional de estudantes de moral católica

O conceito de ‘beleza’ vai orientar as actividades do ano lectivo de 2010/11 de todos os ciclos do ensino básico e secundário das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). O tema foi inspirado no apelo “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”, feito por Bento XVI no discurso proferido a 12 de Maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “É uma frase bonita mas pode dar origem a muitas interpretações”, pelo que cabe aos professores “desvendar e realçar a beleza genuína que nos vem de Deus”, disse à Agência Ecclesia o director do Departamento de EMRC da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dimas Pedrinho. “Para nós, a beleza vai muito para além do que é a estética. Como docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, temos uma função especialíssima de a apresentar de acordo com a proposta cristã”, acrescentou.

Duas novidades para o próximo ano

Os responsáveis diocesanos de EMRC estiveram reunidos em Fátima a 9 de Julho para avaliar as actividades de 2009/10 e agendar os eventos que vão decorrer no próximo ano, entre os quais se incluem duas novidades. A primeira, a ser concretizada no período do Natal, pretende explorar as palavras ‘trevas’ e ‘luz’, valorizando esta última “como manifestação de Deus entre nós”. Os conteúdos vão basear-se em textos bíblicos alusivos ao nascimento de Cristo e no conto “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Melo Breyner, que servirão de inspiração para festas, exposições e o Canto dos Reis. A segunda, de 25 e 26 de Fevereiro, será um encontro para estudantes do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, iniciativa pioneira, a decorrer em Lisboa.

No próximo ano, o Departamento de EMRC vai continuar a elaborar recursos adaptados ao novo programa da disciplina, além de preparar a Semana Nacional da Educação Cristã (3 a 10 de Outubro) e colaborar, durante o Advento e Natal, na iniciativa “Dez Milhões de Estrelas”, promovida pela Cáritas.

Na reunião realizada em Fátima, em que participaram delegados de 16 das 20 dioceses, os 35 participantes decidiram também organizar uma nova edição do ‘Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica’, acção de formação creditada pelo Ministério da Educação que vai decorrer em Fátima, previsto para 28 a 30 de Janeiro.

A calendarização do próximo ano inclui igualmente a semana dedicada à Educação Moral e Religiosa Católica (no final do 2.º período) e o encontro inter-escolas para os alunos dos quatro primeiros anos de escolaridade.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.