(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Novo ano pastoral dedicado à caridade

>Novo ano pastoral dedicado à caridade

>Diocese de Leiria-Fátima define tema e objectivos

No dia 13 de Julho, durante a celebração da solenidade da dedicação da catedral de Leiria, D. António Marto, anunciou que o próximo ano pastoral na Diocese, a começar em Setembro, “será dedicado à caridade e à pastoral sócio-caritativa”. E deu a conhecer os três objectivos que a comunidade católica de Leiria-Fátima se propõe alcançar: “Redescobrir a caridade como forma (estilo) de ser da existência cristã, pessoal e comunitária; desenvolver a espiritualidade da gratuidade, da disponibilidade, da partilha e do serviço aos irmãos; repensar e reorganizar os serviços sócio-caritativos nas comunidades cristãs”. Justificou a escolha, afirmando: “A caridade e a pastoral sócio-caritativa são a expressão do amor misericordioso e libertador de Deus, o sinal mais credível para dizer quem é Deus, Deus Amor, e o que Ele quer de nós. Só a caridade salvará o mundo!”

No final do verão, como tem acontecido nos anos anteriores, deverá ser publicada uma carta pastoral, onde serão desenvolvidos o tema e os objectivos bem como apontadas algumas actividades que os concretizarão. Espera-se que também as iniciativas das paróquias, dos movimentos e associações, dos serviços e instituições diocesanas contribuam nesse sentido.

O início do ano pastoral será marcada pela realização de uma assembleia diocesana, no dia 3 de Outubro, no Seminário de Leiria, com início às 15h00 e termo com a celebração da eucaristia, pelas 18h00, para a qual serão convocados os sacerdotes e todos os colaboradores da acção pastoral quer nos serviços diocesanos quer nas diferentes comunidades da Igreja diocesana.

Pe. Jorge Guarda, Vigário Geral

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.