(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Escolas convidadas às grutas

>Escolas convidadas às grutas

>Centro de Interpretação das Grutas da Moeda – S. Mamede

Visando ser uma ferramenta pedagógica de apoio à coordenação e organização das actividades escolares dos vários níveis de ensino, o Centro de Interpretação Cientifico – ambiental das Grutas da Moeda elaborou um Plano de Actividades para o ano lectivo 2010/2011.

Para além das habituais visitas de estudo, o referido plano apresenta inúmeras actividades didácticas e lúdicas, desde concursos, acções de sensibilização, de prevenção e promoção ambiental, bem como um conjunto de outras iniciativas integradas no âmbito da comemoração de dias temáticos para diferentes faixas etárias.

Assim, diariamente e mediante inscrição prévia, as visitas de estudo à Gruta podem ser complementadas com um “Roteiro de Visita”, um pequeno livro de apoio, cuja consulta pelo aluno lhe permite fundamentar as explicações que recebe do guia.

Semanalmente, as escolas interessadas podem participar em palestras e oficinas, como é o caso da que se realiza em parceria com a SIMLIS – “O Mistério da Água”, ou ainda sobre os “Minerais, Fósseis e Rochas”. Propõem-se também actividades designadas por “Saídas de Campo”, que visam levar os alunos a compreender e entender toda a envolvência natural/ambiental das Grutas da Moeda (Maciço Calcário Estremenho). Os já habituais passeios pedestres e os jogos como a “Caça ao Tesouro”, ecológicos e tradicionais, sempre com objectivos de carácter lúdico e pedagógico, são exemplos das inúmeras iniciativas contempladas pelo plano de actividades.

Ao desenvolver acções de sensibilização sobre as áreas da geologia, mineralogia e do ambiente junto da população escolar, o CICA está a caminhar no alcance de uma das metas a que se propôs desde a sua abertura ao público, e que é, entre muitas outras, a de criar um espaço alternativo com actividades lúdicas e pedagógicas de grande componente prática, visando despertar mentalidades para os temas actuais, tais como, os problemas ambientais, a biodiversidade, motivando os participantes a agirem e a alterarem comportamentos do seu quotidiano.

Info: http://www.grutasmoeda.com/.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.