(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Municípios da Batalha, Tomar, Alcobaça e o IGESPAR: “Rede de Mosteiros de Portugal”

>Municípios da Batalha, Tomar, Alcobaça e o IGESPAR: “Rede de Mosteiros de Portugal”

>A presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional de Lisboa, Teresa Almeida, marcou presença na cerimónia de assinatura da escritura de constituição da Associação dos Mosteiros de Portugal e do respectivo contrato de financiamento, que teve lugar no dia 8 de Setembro, no Convento de Cristo em Tomar.

Numa cerimónia que contou ainda com a presença do secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, do presidente da CCDR–Centro, Alfredo Marques, de autarcas de Tomar, Alcobaça, Batalha e Lisboa e do representante do Instituto Politécnico de Tomar, o protocolo decorreu com o desígnio de alicerçar os municípios envolventes que possuem Monumentos Património da Humanidade, e arquitectar uma associação para promover este património, que passa pela criação de uma marca internacional.

Na formalização da associação, durante a assinatura do contrato de financiamento da “Rede de Mosteiros Património da Humanidade”, Teresa Almeida realçou que esta rede se propõe “desenvolver um projecto inovador e desenhado numa cultura de cooperação que levará à criação da marca “Mosteiros de Portugal Património da Humanidade”, um produto turístico de projecção mundial destinado a reforçar a atractividade de Portugal, suportado num património único, em espaços urbanos vibrantes, em recursos humanos de excelência e numa rede de municípios solidários. A presidente aproveitou ainda para sublinhar que “são necessárias as parcerias para o fomentar um desenvolvimento crescente da região, assente na coesão económica, social e territorial”.

Recorde-se que esta associação, constituída pelos municípios da Batalha, Tomar e Alcobaça e pelo IGESPAR, constitui um projecto estruturante que tem como objectivo a integração e a gestão de três importantes recursos culturais da zona Centro, em articulação com o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, procurando explorar as respectivas potencialidades para dar uma resposta cabal ao papel que o património hoje representa para a sociedade.

No que toca ao Município da Batalha, o investimento elegível da candidatura ultrapassa os três milhões de euros, compreendendo a execução de obras diversas junto ao Mosteiro (Largo Infante D. Henrique, Posto de Turismo e zonas anexas), bem como a realização de programas de animação e cultura a ter lugar em 2011 e 2012.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.