(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Património: Um Mapa da História”

>”Património: Um Mapa da História”

>Jornadas Europeias do Património 2010

As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património. Em Portugal, decorreram este ano nos dias 24 a 26 de Setembro. O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou o tema “Património: Um Mapa da História”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados. O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades. Viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de factos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir.

Com o objectivo de incentivar o usufruto dos espaços patrimoniais, diversas entidades, públicas e privadas, associaram-se a este evento através da realização de um vasto leque de iniciativas, contribuindo para a aproximação física e emocional das pessoas aos monumentos, conjuntos e sítios.

Foi o caso do Mosteiro da Batalha e dos Centros de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, no campo militar de S. Jorge e junto à ponte da Boutaca, onde decorreram jogos diversos, visitas guiadas, passeios históricos, exibição de documentários e outros eventos para o público em geral. No Mosteiro poderá ainda visitar a exposição documental “216 anos depois: William Beckford na Batalha”, que por ali ficará até ao último dia deste ano.

Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.