(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>CPCJ do distrito em videoconferência

>CPCJ do distrito em videoconferência

>“A Criança tem um interesse público superior”

Realizou-se, no passado dia 16 de Novembro, na Câmara Municipal, uma reunião da Comissão Alargada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Batalha, que esteve ligada em videoconferência com todas as CPCJ dos distritos de Leiria e Castelo Branco, tendo ainda as CPCJ do distrito do Porto como assistentes, num total de 38 equipas ligadas em rede.

O momento inicial foi a comunicação do presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro. Defendendo um cada vez maior empenho dos colaboradores destas comissões, este responsável lembrou que “tudo o que diz respeito à criança deve ter um interesse público superior”, sendo necessário insistir na “interiorização de todos os direitos das crianças nas várias legislações e convenções internacionais”.

A primeira linha de acção corresponde às famílias e à comunidade em geral, competindo às CPCJ intervir em casos de risco, sendo “a sua prioridade fundamental a prevenção”. Para tal, exige-se o trabalho solidário entre os vários actores sociais, desde as autarquias e serviços sociais até às autoridades de saúde, polícias e tribunais. “A CPCJ é mais do que uma parceria, é uma representação da comunidade e das suas várias instituições, pelo que nela ganha especial ênfase a necessidade de colaboração e plurifuncionalidade entre os seus membros, que devem ser escolhidos como representantes de qualidade”, defendeu Armando Leandro.

No final, foi aberto o debate às várias CPCJ, que colocaram ao seu presidente nacional algumas das questões com que se debatem no seu trabalho diário. No entanto, algumas dificuldades técnicas não permitiram que a conversa decorresse com a participação de todos, como foi o caso da Batalha. Esta foi a primeira vez que se usou a videoconferência para este trabalho, uma solução que poupa recursos e viagens e que, com a prática e a resolução desses entraves, poderá vir a agilizar a troca de informações e optimizar os resultados do serviço feito no terreno.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.