(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>163 Energias

>163 Energias

>Por David lucas

Energia Solar

O Sol constitui-se como um dos principais elementos de obtenção de energia, devido à radiação emitida em direcção à crosta terrestre. A transformação da radiação solar é um princípio utilizado desde o ano de 1839, quando foi descoberto o efeito fotovoltaico (conversão directa da luz em electricidade). Este tipo de conversão surgiu por necessidade, mas foi nos anos da era espacial (60´s) e nos tempos da crise energética (70´s), que este tipo de energia surge de forma rompante.

Actualmente, os dois sistemas de conversão mais utilizados são o Solar Fotovoltaico e Solar Térmico. Relativamente ao primeiro, e já explicado, são sistemas que convertem directamente a radiação solar em electricidade. Em relação ao segundo sistema, utiliza a radiação solar principalmente para o aquecimento de águas, podendo também produzir-se vapor e electricidade.

Os painéis fotovoltaicos têm um elevado custo, já que são necessárias inúmeras células de materiais dispendiosos como o silício. Este factor explica também o custo elevado da instalação nas nossas habitações. Tal como nas eólicas, o rendimento dos dispositivos é limitado, já que os sistemas dependem de um fenómeno natural, a radiação solar (inexistente em períodos nocturnos, ou menos eficaz em dias de neblina). Deixando de parte as desvantagens, pode referir-se que este tipo de energia não polui durante o seu uso, é indicado para locais isolados (não são necessárias linhas de transmissão de energia) e faz com que a dependência de energias finitas seja inferior. Constitui-se como uma medida do presente (fotovoltaico da Amareleja – Alentejo), mas sobretudo do futuro, já que a lei do mercado tende a baixar os preços da instalação dos sistemas, graças ao generalizar desta forma de obtenção de energia. Já os vejo a florescer na freguesia (há algum tempo). É de aplaudir!

Fonte: http://www.energiasrenovaveis.com/

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.