(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Festa no dia da Misericórdia da Batalha

>Festa no dia da Misericórdia da Batalha

>

 Golpilheirense Carlos Monteiro é o novo provedor

 Decorreu no passado dia 8 de Dezembro a festa do Dia da Misericórdia da Batalha, com três acontecimentos a destacar: as comemorações do 3.º aniversário do seu Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição (CHNSC), a tomada de posse dos novos corpos directivos e a tomada de posse do novo capelão desta unidade hospitalar, padre António Ramos, ex-pároco de S. Mamede.

A tarde festiva aconteceu no CHNSC, decorado de acordo com a quadra natalícia, onde marcaram presença várias entidades oficiais, a maior parte dos internados, seus familiares, funcionários, voluntários e muitas outras pessoas. A sessão foi aberta por António de Almeida Monteiro, que desempenhou o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia da Batalha durante muitos anos e que agora terminava as suas funções. Apesar das suas mais de nove décadas de vida, não foi um discurso de despedida, mas sim de incentivo para aqueles que agora iniciavam as suas tarefas, e que podiam continuar a contar com a sua experiência, desejando a todos o maior sucesso. Em sinal de reconhecimento, foi-lhe oferecida uma pintura a óleo com o seu retrato.

Também o presidente da Câmara Municipal da Batalha, António Lucas, quis destacar a importância desta unidade hospitalar e do excelente serviço ali prestado, que a torna uma das melhores do País. Realçou ainda a excelente parceria que a Câmara mantém com esta unidade, apoiando-se sempre, dentro dos limites legais.

No momento da tomada de posse dos novos eleitos, após leitura da respectiva acta e das assinaturas, foi a vez de intervir o novo provedor, o golpilheirense Carlos Agostinho. Com 43 anos de idade, é o provedor mais jovem do País. Começou por referir que não foi fácil aceitar este cargo, “não porque goste de uma vida acomodada, mas por já a ter muito ocupada”. Assim, agradeceu o apoio da sua família, à qual com esta nova tarefa vai roubar mais algum tempo de atenção, mas “para servir desinteressadamente os que mais precisam”. Consciente de que os tempos são difíceis, confia na sua experiência dos últimos três anos em que esteve na condução do CHNSC para saber “as portas onde bater nas situações mais urgentes”. Tem sonhos, que se prendem com “a criação de novas valências e melhores condições para os utentes”. Podemos dizer que foi um discurso a apontar para o futuro, com alguma contenção, mas sem medo.

Estas cerimónias terminaram com a Eucaristia da festividade da Padroeira da unidade, Imaculada Conceição de Maria, presidida pelo pároco da Batalha, padre José Gonçalves, e pelo padre Manuel Pina Pedro. Durante a celebração, foi efectuado o Compromisso dos eleitos que tomaram posse de alguns novos Irmãos. A animação musical esteve a cargo do Grupo “Calçada Romana”, do Alqueidão da Serra.

No final houve um convívio fraternal.

Manuel Carreira Rito

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.