(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>164 – Sugestões de Leitura

>164 – Sugestões de Leitura

>Colecção BIS da Leya

A Leya acaba de lançar quatro novos volumes da BIS, a colecção de livros de pequeno formato que integra os grandes títulos clássicos e contemporâneos da literatura nacional e mundial, livros de leitura recomendada e best-sellers de autores portugueses e estrangeiros, disponíveis em livrarias, supermercados e outros pontos de venda por todo o país, com preços acessíveis a todas as bolsas. Uma colecção que, em 2010, editou 83 títulos e foi líder de mercado no seu segmento. Apresentamos de seguida uma breve descrição de cada um, podendo os leitores conhecer toda a colecção em http://bisleya.blogs.sapo.pt/

Tantas gente, Mariana
Maria Judite Carvalho (1921-1998) foi a escritora da solidão e dos silêncio das ‘palavras poupadas’. Fez, nas suas novelas e contos, o retrato irónico e desencantado da pequena burguesia lisboeta, das frustrações e desistências das mulheres e dos velhos, de toda uma sociedade lentamente envenenada pela moral hipócrita do fascismo português. Aliando o humor à arte da concisão e da reticência, sempre convidou o leitor a entrar nas suas histórias e completá-las, a vivê-las de algum modo. Foi sem dúvida uma das maiores ficcionistas do nosso século XX. – Urbano Tavares Rodrigues

Jogos de Azar
Escritor multi-premiado, José Cardoso Pires apresenta “uma originalidade exemplar que se deve, sobretudo, à imaginação verbal e à extraordinária multiplicidade dos ângulos da sua escrita”. Luciana Stegagno Picchio, La Reppublica – Roma.

O Falador
Este romance de Mario Vargas Llosa é uma obra que de novo arrasta os leitores para o interior do universo de magia e exotismo próprio do grande escritor peruano. Trata-se de uma ficção que sistematicamente contrapõe os ambientes da selva e da cidade, espelhando desse modo duas atitudes opostas face à vida e aos seus valores. Um narrador moderno e racional e o contador de histórias de uma tribo amazónica asseguram e estruturam em alternância o desenvolvimento do relato.

A Insustentável Leveza do Ser
Este romance intemporal de Milan Kundera nem precisa de apresentações. Um livro extraordinário e seguramente um dos romances míticos do Século XX, uma daquelas obras raras que alteram o modo como toda uma geração observa o mundo que a rodeia.

Sangue de Anjo
Nalini Singh
Casa das Letras
Elena Deveraux é uma caçadora de vampiros. Sabe que é a melhor – mas não sabe se será suficientemente boa para a tarefa que tem de cumprir. É contratada pelo perigosamente belo arcanjo Raphael, um ser de tal modo letal que nenhum mortal deseja merecer a sua atenção. Elena sabe que não pode falhar – embora se trate de uma missão impossível. Porque desta vez não é um vampiro voluntarioso que tem de localizar. É um arcanjo que degenerou. A missão irá colocar Elena no meio de um turbilhão de mortes inimagináveis – e levá-la para o fio da navalha da paixão. Mesmo que a caçada não a destrua, sucumbir ao encanto de Raphael pode fazê-lo. Um romance fantástico, nas livrarias a partir de 7 de Fevereiro.

A Receita da Felicidade
Deepak Chopra
Pergaminho
Todos desejamos ser felizes. Contudo, o caminho para atingir a felicidade continua a ser um mistério para quase todos os seres humanos. Mais misterioso ainda é o segredo da felicidade duradoura que nenhuma circunstância negativa consegue diminuir. Ao longo destas páginas o autor oferece uma verdadeira Receita da Felicidade, em sete estratégias práticas e eficazes. Vivemos numa sociedade que parece querer convencer-nos de que a felicidade advém do sucesso – quanto mais bens materiais possuirmos, quanto mais objectivos atingirmos, mais felizes seremos. Mas a verdade é precisamente o contrário: o verdadeiro sucesso consiste em ser feliz.

A Senhora Presidente
Anne Holt
Contraponto
Este é um thriller imprevisível, bem como um espelho actual da política mundial. Uma história do que aconteceu nos dias dramáticos à volta do 17 de Maio de 2005, dia em que a primeira presidente dos Estados Unidos chegou à Noruega para festejar o dia nacional do país dos seus antepassados. Eventos que as autoridades norueguesas e americanas farão por manter em sigilo até 2055, altura em que a maioria dos intervenientes no que aconteceu já terá morrido. Até lá, mentiras e segredos evitam que o mundo tome conhecimento das forças que nesses dias estiveram em vias de lançar um ataque não só contra os Estados Unidos, mas também contra o pequeno reino num canto da Europa.

A Ilha dos Encantos
Mary Nickson
Noites Brancas / Clube do Autor
Este bestseller internacional é uma narrativa sobre os contrastes do amor e o poder da amizade na paradisíaca ilha de Corfu. Feito de histórias de afecto, recordações, esperança no futuro e acertos de contas com o passado, o romance tem como protagonistas Victoria, órfã desde os seis anos, e Evanthi, sua avó. Com a repentina e inesperada morte do marido, e mergulhada numa profunda depressão, Victoria decide abandonar a localidade onde vive e refugiar-se na saudosa casa veneziana da avó. Aí, na idílica ilha do mediterrâneo, parece ter encontrado forças para superar a dor do luto e refazer a sua vida. Mas para enfrentar o futuro é preciso averiguar a verdade sobre o passado…

Amar mais, Sonhar mais, Viver melhor
Gary Zukav
Pergaminho
No seu bestseller internacional “Amar, Sonhar, Viver”, Gary Zukav aborda algumas questões relevantes da experiência humana – desde questões pessoais como «porque é que tudo me é tão difícil?» até questões pragmáticas como «será que poderei voltar a confiar em alguém?» – e apresenta respostas autênticas, profundas e de cariz universal. Nesta nova edição, o autor apresenta 365 meditações que lhe permitirão tornar-se mais perspicaz, a nível espiritual e psicológico, e desenvolver uma comunicação mais autêntica com aqueles que ama. Sábias, por vezes poéticas, e de uma simplicidade profunda, estas meditações convidam-no a observar a sua vida com um novo olhar. Ver mais em www.seatofthesoul.com

Conspiração 365 – Janeiro
Gabrielle Lord
Contraponto
“Conspiração 365” é uma série explosiva que lhe via trazer 12 títulos em 12 meses! Na véspera de ano novo, o jovem Callum Ormond é seguido por um estranho homem que lhe deixa um alerta: “Mataram o teu pai. Vão matar-te. Tens de sobreviver nos próximos 365 dias!” Forçado a uma vida em fuga e com a cabeça a prémio, o fugitivo de 15 anos vê-se sozinho e sem ajuda. Perseguido pela lei e por criminosos impiedosos, Cal tem de descobrir a verdade sobre a misteriosa morte do seu pai e um segredo capaz de mudar o rumo da história. Ele foi avisado… tem 365 dias. O relógio não pára… cada segundo pode ser o último da sua vida. A contagem decrescente começou…

Frankenstein I – O Filho Pródigo
Dean Koontz
Contraponto
Cerca de 200 anos depois de ter criado o seu monstro, as experiências e a investigação de Victor Frankenstein estão cada vez mais sofisticadas: já não tem de roubar cadáveres para construir as suas criaturas e desenvolveu uma tecnologia que lhe permite escapar ao envelhecimento. O seu plano consiste em propagar por Nova Orleães a sua Nova Raça de criaturas perfeitas, para substituir os «imperfeitos» seres humanos. A única criatura capaz de travar este plano diabólico é o misterioso Deucalião – o primeiro «monstro» criado por Frankenstein. Aparentemente imortal e indestrutível, Deucalião parece possuir também uma alma e uma consciência quase humanas. Mas será isso suficiente para impedir tais planos?

iPlatão: filosofia para o dia-a-dia
Mark Vernon
Clube do Autor
Uma pertinente reflexão sobre o mundo actual e sobre os ensinamentos dos principais filósofos da Antiguidade deram origem à obra iPlatão, um livro sobre o significado da vida há dois mil anos e a respectiva conexão com o mundo moderno. Segundo o autor, jornalista e escritor reconhecido, a mensagem de Sócrates, Epicuro, Diógenes, Zenão, entre outros, é intemporal. É possível retirar ensinamentos dessas teorias em pleno século XXI. Escrito de forma simples e acessível, o livro de Mark Vernon, que já foi sacerdote, reflecte sobre o que é realmente relevante hoje em dia e sobre o que cada mestre pode ensinar ao mundo moderno. São 20 capítulos que incluem uma breve biografia do respectivo filósofo e sua contextualização.

Secretariat – A Incrível História do Cavalo Mais Veloz de Todos os Tempos
William Nack
Guerra & Paz
Este é o livro que serve de base ao filme da Disney a estrear em Fevereiro. Estávamos em 1973, num tempo em que o mundo das corridas de cavalos era totalmente dominado pelos homens. Penny Chenery, uma simples mãe e dona de casa, enfrenta tudo e todos e torna Secretariat no maior cavalo de corridas de todos os tempos. Secretariat consegue o impensável: vence a Tríplice Coroa, é capa da Time, da Newsweek e da Sports Ilustrated na mesma semana, e torna-se o único animal a figurar na lista dos 50 Maiores Atletas do Século da ESPN. Uma história mágica e empolgante que é a história de força e coragem de cada um de nós. Veja mais em www.disney.com/secretariat.

Porto – Ponto de Encontro de História, Arte e Religião
Parte I – A Penaventosa
Ernesto Vaz Ribeiro
Zéfiro
Procurando fazer uma ponte entre o presente e o passado do Porto, esta obra aborda a íntima relação que existe entre a história da cidade do Porto e a história de Portugal. Sendo o resultado de um amplo trabalho de investigação transdisciplinar, apresenta um amplo contributo para melhor conhecer a cidade do Porto nas suas mais diversas expressões. Uma obra ricamente ilustrada que retrata a evolução ao longo dos séculos de uma cidade que é Património da Humanidade. Inclui: História da região portuense desde a pré-história até à actualidade; O seu património arquitectónico, artístico e cultural do embrião da cidade, a Penaventosa; As suas igrejas, cultos e tradições; Mais de 150 curtas biografias de figuras que marcaram a história da cidade e do país.

Essência do desacerto
Fernando Alves Mendes
Papiro Editora
A escrita deste livro iniciou-se em 2001 e obedece a uma estrutura sequencial de poesia. Pode ler-se nele A sua exegese pode ser interpretada sob a luz de um propósito de conciliar num mesmo plano sensorial a representação da génese humana, na perspectiva religiosa, aquando dos episódios bíblicos das pregações “Na sideral colina, a rumorosa constelação” e a lógica Newtoniana, na perspectiva da lei da gravidade “em oscilação de peso em que a queda cede ao fruto não mais o seu ramo”. O livro respeita uma divisão temática em quatro partes, os quatro períodos determinantes na História Universal: os primórdios da evolução, a época desde do aparecimento de Cristo, o século XIX e a data presente.

Monçoães
José António Pires
Papiro Editora
O encanto de Trás-os-Montes é inigualável. E só quem o sente sabe que ele existe. O Homem parte, porque se move, mas as suas raízes ficam encravadas nos pedregulhos para sempre. Esta é a história de Monçoães, actualmente designada pelo nome Murçós, uma «aldeya» perdida nas fraldas da Serra de Nogueira, mas podia, muito bem, ser a história de uma outra aldeia qualquer. Neste livro apresenta-se um estudo completo e abrangente que, ao abordar e entrelaçar os aspectos geográficos, histórico-culturais e económicos de uma aldeia portuguesa, se torna, desta forma, uma obra de indiscutível valia. Pela profundidade da investigação, pode ler-se nela, em grande parte, a história comum de Portugal.

Agenda ilustrada da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre para o ano 2011
Se ainda não comprou a sua agenda para este ano, ou se tem um amigo que precisa deste instrumento de planificação, esta é uma excelente opção. Uma agenda ilustrada com imagens da obra da Fundação AIS, em capa dura, com os feriados nacionais, plano de férias, informações nacionais e internacionais úteis e fita para marcar páginas. Ao mesmo tempo, estará a apoiar a Fundação AIS, que depende exclusivamente da generosidade dos seus benfeitores para financiar os mais de 10 mil pedidos de ajuda que recebe anualmente. Info: www.fundacao-ais.pt

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.