(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>CEPAE reúne associações na Batalha

>CEPAE reúne associações na Batalha

>Pela defesa do Património Cultural e Ambiental da Alta Estremadura

Decorreu na Batalha, no passado dia 15 de Janeiro, o 1.º Encontro de associações de defesa do Património Cultural e Ambiental da Alta Estremadura. Esta iniciativa, organizada pelo Centro de Património da Estremadura (CEPAE), procurou o conhecimento das diferentes actividades de cada uma das associações da Alta Estremadura em prol do património, bem como encontrar caminhos para futuros trabalhos inter-associativos.

As onze associações participantes partilharam dificuldades, sobretudo na mobilização dos associados e na renovação dos cargos directivos e corpos sociais. O envelhecimento dos corpos associativos é uma realidade nalgumas associações. Todas foram unânimes em colocar de parte a “subsídio-dependência”, defendendo que se encontrem, de forma criativa, meios para a sustentabilidade das iniciativas.

As plataformas informais de associações foram consideradas de extrema importância, tendo estas que utilizar e reforçar a comunicação das suas actividades através dos novos canais de comunicação: Facebook e blogues.

Surgiram vários desafios a serem tratados em futuros encontros inter-associativos, tais como: criação de links de instituições congéneres nas páginas de cada associação; organização de listas de correio com todas as associações; criação de uma revista anual das associações com estudos científicos; e a obtenção de financiamentos europeus, recorrendo a técnicos especializados para auxiliarem nos vários projectos.

Houve ainda oportunidade para os participantes fazerem uma visita ao Mosteiro da Batalha, guiada pelo respectivo director, Júlio Órfão, e à Casa Rural da Rebolaria, guiada por José Travaços Santos.

O próximo encontro está previsto realizar-se ainda no corrente ano, em Fátima, organizado pela AFAC – Associação Fátima Cultural.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.