(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>A Golpilheira está menos segura?

>A Golpilheira está menos segura?

>Roubos e assaltos preocupam a população

A freguesia da Golpilheira foi surpreendida, no início do mês de Fevereiro, com dois actos de roubo violento, que criaram alguma preocupação na população. De facto, não é normal verificarmos este tipo de crime na nossa “aldeia”, muito menos em ocasiões repetidas num tão curto espaço de tempo.
A primeira ocorreu na noite de sexta-feira, dia 4, quando uma cidadã golpilheirense se encontrava a fazer uma operação na caixa de Multibanco. Abordada por dois indivíduos encapuzados (estaria um outro a aguardar num veículo) e com a ameaça de uma catana, foi obrigada a entregar o dinheiro que acabara de levantar e teve ainda de revelar o código do cartão, o que permitiu aos criminosos fazerem um novo levantamento. No total, ficou sem 300 euros e com o trauma de um enorme susto pela situação vivida.
Na segunda-feira seguinte, ao que tudo indica terão sido os mesmo três indivíduos a entraram nas instalações da Farmácia Moreira Padrão, perto das 19h00, dois deles encapuzados e armados com uma pistola e uma catana. Levaram o dinheiro da caixa, em quantia não revelada, e alguns bens pessoais da funcionária e de uma cliente que se encontrava no local, que resistiu no entanto a revelar o código do cartão Multibanco que estava a usar, alegando ter-se esquecido do mesmo com o susto. Felizmente, para além dos bens materiais, foi mais uma vez apenas o susto por parte das pessoas assaltadas, não se tendo registado qualquer agressão.
Como referimos, não é usual este tipo de situações na nossa freguesia, embora se registem, por vezes, alguns relatos de assaltos a residências, sobretudo durante a ausência dos proprietários ou no período nocturno.
Ainda assim, é normal que estas ocorrências provoquem alguma inquietação nas pessoas e levantem a questão do aumento da criminalidade na região, em concreto no nosso concelho.

Comandante da GNR afirma serem situações pontuais
Em declarações ao Jornal da Golpilheira, o comandante do Posto da GNR da Batalha, primeiro-sargento Avelino, referiu que “as situações retratadas são pontuais, que se vão registando um pouco por todo o território nacional, não correspondendo a um aumento de criminalidade violenta”, adiantando que “poder-se-á dizer que a área do concelho da Batalha, na qual se inclui a Golpilheira, é pacata no que concerne à criminalidade descrita e no geral”.
Ainda assim, o comandante refere que “os habitantes e proprietários de estabelecimentos comerciais não adoptam por vezes medidas de segurança eficazes, tais como a colocação de gradeamentos nas montras ou de sistemas de alarme de intrusão, o que facilita a prática de alguns ilícitos criminais”. Esta “facilidade” leva a que as forças de segurança “não consigam por vezes dar uma resposta célere, pois com a implementação das medidas descritas, estas revelar-se-iam dissuasoras e certamente evitariam que estes ilícitos fossem praticados de forma tão facilitada”.
O papel dos cidadãos na sua segurança é especialmente destacado pelo primeiro-sargento Avelino. “A segurança não pode ser verdadeiramente eficaz se não for também preocupação de cada um dos cidadãos. A imprudência e a indiferença ou apenas a inconsideração são fontes de muitos acidentes e facilitam a ocorrência de ilícitos criminais”, afirma.
O Jornal da Golpilheira fez uma entrevista mais exaustiva ao comandante da GNR da Batalha, sobre estas e outras questões de segurança no concelho da Batalha, mas não foi possível até ao fecho da edição recolher todas as informações, pelo que voltaremos ao assunto na próxima edição.

Luís Miguel Ferraz

Conselhos da GNR para a sua segurança

Em casa
– Não abra a porta para receber encomendas que não tenha feito, mesmo que essas encomendas possam vir de familiares
– Mantenha sempre as portas e janelas fechadas, mesmo quando saia por pouco tempo
– Nunca deixe a chave na porta
– Coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta
– Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são
– Nunca diga que está ou vive só
– Não deixe escritos na porta, janelas ou caixa do correio
– Não deixe acumular correspondência na caixa do correio
– Não forneça ou assine qualquer tipo de documento, informe a pessoa que o fará na respectiva instituição.
– Tenha sempre à mão os números de telefone das autoridades policiais, familiares, amigos e conhecidos de confiança, para poder contactar em caso de urgência
– Procure cultivar relações de boa vizinhança: o apoio mútuo entre vizinhos pode ajudar em situações duvidosas ou de emergência

Na rua
– Transporte consigo apenas o dinheiro necessário
– Evite usar objectos de valor, carteiras na mão ou no bolso de forma visível
– Transporte as malas e sacos do lado contrário à faixa de rodagem
– Circule sempre pelo lado interior dos passeios
– Evite circular desacompanhado na rua, principalmente de noite
– Nos transportes públicos, mantenha a carteira e bens sempre junto de si
– Não forneça a estranhos qualquer informação sua, de vizinhos ou de conhecidos

Agradecimento

Eu, Ana Cristina Carreira de Almeida Rito, quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, directa ou indirectamente, tanto em bens materiais como a nível psicológico, porque o que infelizmente me aconteceu a mim, poderia a acontecer a qualquer pessoa. Apesar das dificuldades que todos atravessamos, é bom saber que temos pessoas amigas e mais uma vez a população da Golpilheira se mostrou solidária. Não sei como posso agradecer este gesto tão grandioso e nunca me vou esquecer, serei sempre grata a todos. Um muito obrigado, do fundo do meu coração.
Ana Cristina Rito

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.