(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Alimentação saudável e marcha atlética

>Alimentação saudável e marcha atlética

>Município da Batalha e ADAL dão as mãos por causas comuns

Alimentação saudável e marcha atlética? Que pontos têm em comum?

Qualquer cidadão deve ter cuidados com a sua alimentação do dia-a-dia. Sabemos que a maioria dos jovens portugueses não consome a quantidade necessária de frutas (variadas), de legumes, em especial de cor verde (couves, brócolos e espinafres), não esquecendo o tomate e a alface. É sabido ainda a sua predilecção por outros “alimentos” (doces variados, batatas fritas e outros) que consumidos em excesso levam a diversas doenças, considerando em especial a obesidade.

Uma boa nutrição é muito importante para qualquer desportista. É considerada como parte da preparação atlética para o desempenho ideal. Na preparação intensa, durante as sessões de treino, antes, durante e depois das competições, o consumo de líquidos e a ingestão adequada e correcta de nutrientes pode contribuir para a maximização da performance dos atletas. Está claro, para qualquer desportista bem informado, que a alimentação influencia a sua performance.

Nos passados dias 1 e 15 de Fevereiro o Município da Batalha e a Associação Distrital de Atletismo de Leiria levaram a efeito, no Agrupamento de Escolas da Batalha, uma simbiose entre os aspectos importantes de uma “Alimentação Saudável” e a importância de praticar actividades físicas e desportivas regularmente e de acordo com as idades. Nestas sessões participaram um somatório de cerca de três centenas de jovens do concelho da Batalha.

A dietista Cátia Ferreira abordou o tema da alimentação, procurando transmitir aos alunos do 5.º e 6.º anos algumas noções sobre os alimentos mais recomendados e os menos adequados, a importância de criar, desde estas idades, hábitos alimentares saudáveis. Sendo a Cátia uma atleta internacional e treinadora, teve ainda a oportunidade para recomendar aos jovens a prática desportiva regular.

Depois destas aulas muito interactivas, foi a vez do técnico nacional de marcha atlética da Federação Portuguesa de Atletismo, professor Carlos Carmino, dar a conhecer e ensinar os primeiros passos desta disciplina do atletismo.

Oportunidade ainda para divulgar o campeonato nacional de marcha em estrada que iria ter lugar na zona desportiva da Batalha, no dia 19. Nesse dia, estes jovens iriam ter a oportunidade de demonstrarem os ensinamentos adquiridos nestas sessões e nas aulas de Educação Física. Para além de um conjunto de exercícios de progressão pedagógica de marcha, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma estafeta a marchar, inter-turmas, intercalada com perguntas relacionadas com “Alimentação Saudável”. Durante as aulas, alguns destes jovens tiveram a possibilidade de realizar outras actividades colectivas tendo como “pano de fundo” a marcha atlética.

O apoio dos professores deste Agrupamento de Escolas, em especial dos que leccionam a disciplina de Educação Física, foi fundamental no sucesso desta iniciativa, que muito contribuiu para a promoção da marcha atlética e para a divulgação deste campeonato nacional de estrada que foi um êxito em termos de organização e participação.

Carlos Carmino (DTR da ADAL)

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.