(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Campeonato de Marcha na Batalha

>Campeonato de Marcha na Batalha

>Atleta do AC Vermoil alcança o título nacional

A Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio do Município da Batalha e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, organizou na vila da Batalha, no dia 19 de Fevereiro, a 31.ª edição do Campeonato Nacional de Marcha em Estrada. Apesar da chuva e do vento, foi grande o número de participantes, com cerca de 300 atletas. Globalmente, os resultados foram positivos, com as quatro primeiras classificadas dos 20 km a alcançarem mínimos para os campeonatos do Mundo que terão lugar em Daegu (Coreia do Sul), entre 27 de Agosto e 4 de Setembro.

A campeã nacional desta distância foi Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior), em 1h30m38s, com o pódio a ficar completo com Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão – Olhão), com 1h33m10s, e Susana Feitor (Individual), em 1h33m29s. No escalão de esperanças, a campeã nacional é Daniela Cardoso, do Atlético Clube de Vermoil (Pombal), que terminou os 20 km em 1h46m22s. Daniela, com esta marca, volta a fazer mínimos da Associação Europeia de Atletismo para os campeonatos da Europa da sua categoria, batendo ainda o já seu recorde distrital. Do distrito de Leiria concluiu ainda esta prova Tânia Alves, na 4.ª posição, com 2h19m36s.

As juniores percorreram 10 km e a campeã nacional foi Nádia Cancela (Casa do Benfica em Paredes), em 53m42s, sendo Joana Monteiro (ACV) a vice campeã, com 55m05s (recorde pessoal). Terminaram ainda Marisa Dias e Parvina Akilova, ambas do AC Vermoil, nas 11.ª e 12.ª posições, em 1h11m30s e 1h15m20s, respectivamente.

Em juvenis femininos, Leiria não se fez representar, sendo campeã Mara Ribeiro (CN Rio Maior) com 25:54 minutos para os 5 km de prova.

Em masculinos, nos 50 km, concluíram esta dificílima prova 4 atletas, com Jorge Costa (C.O. Pechão) a alcançar mais um título nacional para o seu brilhante palmarés, com 4h07m17s, seguindo-se Pedro Isidro (S.L. Benfica) com 4h10m45s, e Luís Gil nas 4h29m52s. Nos 20 km, foi o sportinguista João Vieira que se sagrou campeão nacional, gastando 1h27m19s.

Nos juniores masculinos, o campeão nacional passa a ser Samuel Pereira, do União Atlética da Guarda, que completou os 20 km em 1h36m18s. Bruno Pedro, do Grupo de Amigos de Casais do Vento, sagra-se vice campeão nacional com 1h42m22s. Em juvenis, o Grupo Desportivo das Pedreiras alcança a sua primeira medalha em campeonatos nacionais, por André Salgueiro, que foi o 3.º classificado ao percorrer os 10 km em 54:48 minutos. O campeão nacional foi Miguel Carvalho, do Clube de Natação de Rio Maior, que gastou 49:56 minutos. A 4.ª posição foi ocupada por Duarte Vicente (ACV), com 55:02 minutos.

Nos escalões de veteranos masculinos e femininos, Leiria não esteve representada. Sagraram-se campeões nacionais José Magalhães, do Atlético Clube Alfenense, que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona’92 e Atlanta’96, e Anabela Moreira, do C. Desportivo da Quarteira.

O clube com maior número de títulos individuais nestes campeonatos nacionais foi o Clube de Natação de Rio Maior, com três títulos alcançados nos escalões de juvenis masculinos e femininos e em seniores femininos. A título de curiosidade, participaram nestes campeonatos um total de dez atletas olímpicos.

Carlos Carmino (DTR da ADAL)

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.