(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Batalha terá campo de “paintball”

>Batalha terá campo de “paintball”

>Reabilitação da Pedreira da Barrosinha

O Município da Batalha, em parceria com outras autarquias da região Centro, apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro para “Recuperação do Passivo Ambiental”. No caso da nossa autarquia, o objecto da candidatura era a requalificação da Pedreira da Barrosinha, situada no lugar do Reguengo do Fetal.
Após a boa notícia da aprovação desta candidatura, o contrato de consignação da empreitada foi assinado no passado dia 2 de Março, em Pombal, com a entrega da obra à empresa Irmãos Almeida Cabral, tendo o prazo de execução de 120 dias.
Relativamente ao investimento financeiro, o FEDER financia 60% do valor, cabendo 20% à EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro (dona da obra) e 20% aos municípios envolvidos. No caso da Batalha, o co-financiamento terá um montante máximo de 22.415,92 euros.
O projecto de recuperação ambiental e de integração paisagística dos espaços em causa prevê um conjunto de intervenções para mitigar o desgaste da extracção de inertes, de modo a restaurar, na medida do possível a paisagem original.
No caso da pedreira da Barrosinha, a intervenção contempla a remoção para local licenciado de todos os lixos existentes, bem como a normalização do terreno com a criação de um patamar intermédio às zonas mais altas e mais baixas do local da antiga extracção. Essa nova área deverá ser utilizada no futuro para a prática de “paintball”.
A nova zona desportiva será ainda dotada de vedação em madeira, para protecção dos utentes, e bancos em material rochoso. Para além disso, receberá ainda a plantação de árvores, arbustos e plantas típicas daquela região serrana.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.