(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Sugestões de leitura

Sugestões de leitura

Alcobaça – Um século em imagens
Jorge Pereira de Sampaio
Luís Afonso Peres Pereira
Apoio CEPAE
Esta obra testemunha em cerca de centena e meia de fotografias as vivências de um concelho com História e histórias. Neste livro, viaja-se pelas festas e romarias populares, acompanham-se Reis e Chefes de Estado nacionais e estrangeiros que visitaram o Mosteiro, vê-se o Rossio em sucessivas e diferenciadas paisagens, dança-se com o Rancho do Alcoa, ouvem-se as melodias da Orquestra Típica, assiste-se à inauguração da luz eléctrica e das escolas nas aldeias e vilas, segue-se o cortejo do círio de Sta. Susana, entra-se nas lojas do velho comércio a granel, ouvem-se as Bandas nos coretos, reza-se com fervor nas procissões, joga-se ao Entrudo, pintam-se as coloridas loiças artísticas, em suma, testemunha-se o que foi a mundividência das gentes deste concelho desde que a fotografia permitiu o seu registo.

Blogue Clube dos Pensadores
Joaquim Jorge
Papiro Editora
Este livro abarca um conjunto de posts publicados, entre Setembro de 2009 e Setembro de 2010, no blogue com o mesmo nome e que sintetiza o conteúdo daquela que foi uma análise intensiva e diária da primeira legislatura do governo PS. O blogue surge em 2006 como extensão de O Clube dos Pensadores, clube de reflexão e debate político, que contou com a presença de várias figuras do panorama político nacional. Assume-se como um espaço de discussão pública e exercício democrático mediados por Joaquim Jorge, fundador e dinamizador do Clube. A leitura de Blogue Clube dos Pensadores, o livro, revela-se, assim, um instrumento de grande valia no que toca à exigência premente de uma reflexão aprofundada acerca do estado da Nação.

A Imprensa e a República
Graça Fernandes
Papiro Editora
A autora acentua as transformações que sofreram os principais órgãos de comunicação social e os ataques de que os mesmos foram alvo devido às alterações de regime (da Monarquia para a República) e, mesmo, dentro do regime republicano, aquando de governos totalitários e ditatoriais, como o de Sidónio Pais. Refere ainda alguns dos nomes dos principais média conotados com diferentes áreas sociais, como no caso dos que trataram da emancipação da mulher, do cinema e também do desporto. Finalmente, no sentido de apresentar uma panorâmica mais precisa do ambiente político coevo, seleccionou dois jornais – A Monarquia e o República, que lutavam com as suas próprias armas pela defesa dos “puros” ideais que perfilhavam.

O Coração não Envelhece
Marie de Hennezel
Casa das Letras
Envelhecer amedronta-nos. A nossa sociedade dá-nos uma imagem desastrosa da velhice. No entanto, este envelhecimento inevitável pode não nos condenar à solidão, ao sofrimento, à perda ou mesmo à dependência. Se é verdade que todos envelhecemos, também é verdade que podemos decidir não nos tornarmos «velhos». Esta é a mensagem que Marie de Hennezel nos transmite, e ensina, neste livro. Segundo a autora, “não há melhor maneira de envelhecer do que manter a juventude do coração. Portanto, “o fio condutor que orientará a nossa exploração é a convicção de que existe algo em nós que não envelhece (…) a capacidade de amar e desejar. Esta força inexplicável e incompreensível é que mantém vivo o ser humano”.

Citações e Pensamentos de Florbela Espanca
Paulo Silva
Casa das Letras
Aqui se reúnem 200 citações, 40 textos, 100 poemas e 50 quadras de amor de Florbela Espanca. Um autêntico manual do sentimento em geral e do amor em particular, este concentrado de frases inspiradoras tira as teias de aranha que facilmente se instalam no coração de cada um. O autor, cujo passatempo de recolector e organizador de citações levou à criação do site www.ocitador.pt e à edição de vários livros com a recolha do melhor de vários pensadores famosos, apresenta-nos agora uma das maiores poetisas portuguesas de todos os tempos. Além da poesia, o conjunto dos escritos de Florbela Espaça oferece uma perspectiva completa da exaltação e angústia de vários amores idealizados e sofridos, sempre em busca do verdadeiro Amor.

Conspiração 365 – Fevereiro
Gabrielle Lord
Contraponto
A contagem decrescente continua. Callum Ormond foi avisado… ele tem 334 dias. A pacata vida de Cal acabou assim que a mortífera contagem decrescente começou. Entretanto, foi atacado por tubarões, acusado de um violento ataque à sua família, raptado por dois gangues e quase que o afogaram num depósito de óleo… Ele é um fugitivo procurado que fará tudo para sobreviver. Mas estará Cal desesperado o suficiente para se aproximar de um traidor envolvido com assassinos? Ou para se arriscar a voltar ao cenário da tentativa do seu homicídio? Deverá ele encontrar-se com um misterioso informador, podendo tratar-se de uma armadilha? O relógio não pára… Cada segundo pode ser o último…

Conspiração 365 – Março
Gabrielle Lord
Contraponto
A contagem decrescente continua. Callum Ormond foi avisado… ele tem 306 dias. Encurralado, com um comboio a vir na sua direcção, as hipóteses de sobrevivência de Cal são reduzidas. A polícia e os gangues são implacáveis – querem-no atrás das grades… ou morto. A parada está a subir, mas as pistas para a Singularidade de Ormond só conduzem a mais puzzles, e a novos perigos. A cada passo que dá, Cal sente-se mais frustrado, sem conseguir encontrar as respostas de que tanto precisa. Haverá alguém em quem possa confiar? Uma aventura de cortar a respiração! E o relógio não pára… Cada segundo pode ser o último…

A Odisseia de Homer
Gwen Cooper
Pergaminho
A última coisa que Gwen Cooper queria era adoptar outro gato. Já tinha duas gatas, para não falar de um emprego em que lhe pagavam uma miséria, e estava a tentar recuperar de uma separação difícil. Até que a veterinária das gatas ligou para lhe falar de um gatinho de três semanas, abandonado e maltratado, cujos olhos tiveram de ser retirados cirurgicamente. Gwen era a sua última esperança de encontrar um lar. Foi amor à primeira vista. O gatinho Homer era uma bola de pêlo mínima, preta e assustada e, mesmo tendo consciência das dificuldades que ele enfrentaria por causa da sua cegueira, Gwen decidiu adoptá-lo. O seu gatinho cego foi um exemplo de força, superação e coragem, que lhe ensinou a lição mais importante da vida: que o amor não é algo que possa ser visto com o olhar.

Alimentação Vegetariana para Bebés e Crianças
Gabriela Oliveira
Arteplural Edições
Os alimentos de origem vegetal podem substituir por completo a carne e o peixe na alimentação das crianças. Conheça as vantagens de uma alimentação natural, rica e equilibrada, mais saudável e menos susceptível de causar reacções alérgicas, e que contém todos os nutrientes essenciais. Soja, tofu, seitan, doces naturais sem açúcar adicionado e muitos outros alimentos típicos da cozinha vegetariana podem fazer as delícias dos mais pequenos. Nestas páginas, são apresentadas mais de oitenta receitas, adaptadas para bebés a partir dos 4 meses de idade e adequadas a todas as refeições.

Encontro com Pessoas Extraordinárias
Osho
Pergaminho
As pessoas mais notáveis do mundo são muitas vezes aquelas que passam ao lado da atenção dos historiadores. Assim sendo, quando ouvimos falar de Buda, Pitágoras ou Zaratustra, eles parecem-nos mais figuras mitológicas do que personagens históricas, tal como se tivessem existido apenas na imaginação colectiva da humanidade. E, na verdade, a sua existência imprimiu-se na consciência humana, com efeitos profundos e duradouros. Ao longo destas páginas, Osho dá vida, com o seu estilo provocador e inteligente, a alguns dos líderes religiosos mais influentes de sempre, como Buda, Jesus e Krishna, a poetas como Lao-Tsé e Rumi, a filósofos como Nietzsche, Pitágoras e Sócrates e a pensadores de escolas espirituais, como Kahlil Gibran e Gurdjieff.

Ghostgirl – O regresso
Tonya Hurley
Contraponto
Em Ghostgirl – A Rapariga Invisível, Charlotte engasgou-se com uma goma e morreu. Neste novo livro – O Regresso – ela ainda está a debater-se com a sua “não vida”. A vida era para Charlotte uma grande desilusão, e parece que depois de morta também não vai ser melhor. Convencida de que acabar o Ensino para Mortos lhe iria assegurar a passagem para a vida eterna, Charlotte descobre, para sua grande surpresa, que depois disso ainda vai ter de fazer um estágio! Atender telefones num centro para adolescentes problemáticos não é a coisa mais excitante do mundo. Pelo menos não era, até Scarlet ligar: uma sessão de pedicura que corre mal deixa a sua irmã Petula em coma e Scarlet acredita que Charlotte é a única que a poderá ajudar…

Reiki para todos e em especial para as crianças
Filipa Rodrigues
Arteplural Edições
O reiki é uma terapia alternativa e complementar que, pela canalização da energia universal através das mãos, visa restabelecer o equilíbrio vital a vários níveis (espiritual, mental, emocional e físico) e, assim, mitigar as doenças e promover a saúde. No entanto, o reiki é mais do que isto: o reiki é amor e, enquanto amor, é inato ao ser humano. Na sociedade moderna, a manifestação desta energia universal encontra-se subestimada. Porém, devido a uma crescente consciência espiritual, está em vias de ser resgatada do esquecimento a que foi sentenciada pelos tempos conturbados que marcaram a história da humanidade. A esperança da Nova Era reside nas crianças, grandes mestres que indicam o caminho a seguir e que são a prova maior da inerência do amor.

Zzzer ou não Zzzer
John Penberthy
Pergaminho
Acha que tem problemas? Então imagine a vida que leva uma abelha operária: uma existência reprimida, entrincheirada no tédio sem fim da vida da colmeia – procurar alimento, armazenar o mel e o pólen, alimentar as larvas, proteger e reparar a colmeia… e depois, dormir, acordar e repetir tudo. Vezes e vezes sem conta… Com ilustrações mágicas da premiada artista plástica Laurie Barrows, “Zzzer ou Não Zzzer” conta a história de Buzz, uma jovem abelha insatisfeita com esta vida repetitiva e sem finalidade. Quase por acidente, Buzz parte numa busca espiritual ao encontro de Deus e do sentido da vida. Mas, para sua surpresa, acaba por encontrar-se a si próprio! Ao longo das tropelias e aventuras que vive na sua busca, Buzz vai aprendendo algumas das lições mais importantes da vida.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.