(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>165 – Beleza e bem-estar

>165 – Beleza e bem-estar

>Por Carina Pereira, Terapeuta de Massagem

Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo, procurando tratar de forma holística e diferenciada cada indivíduo.

Através de um processo lento e progressivo, por meio de estiramentos suaves, a RPG devolve o comprimento, a flexibilidade e a força aos músculos, libertando as articulações, contribuindo assim para tratar desvios posturais e as dores consequentes através da correcção das desarmonias do corpo.

O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objectivo de actuar no conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos (estáticos) sejam alongados. Procura reencontrar a boa morfologia corporal, solucionando os problemas relacionados com esta.

Alguns dos problemas que podem ser tratados com a RPG: Escolioses, Hiperlordoses, Hipercifoses, Torcicolos, Lombalgias, Enxaquecas, Tendinites, Dores Musculares, Stress, etc.

O método de tratamento com RPG é totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a libertação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais.

A RPG exercita também a musculatura respiratória, aumentando a sua flexibilidade e, consequentemente, a sua capacidade de trabalho.

O objectivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem de forma a ficarem nas posições fisiologicamente correctas, mantendo posturas adequadas sem esforço.

Esta é uma técnica em que o utente tem um papel activo na sua recuperação e aprende a ter uma consciência correcta da sua postura e do seu corpo, ideal não somente para quem sente dores, mas também para quem procura o equilíbrio.

Os seus benefícios englobam o alívio da dor, a melhoria do funcionamento do aparelho respiratório, o realinhamento da coluna, proporcionando liberdade, leveza, melhoria de movimentos e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.