(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>166 – Sugestões de Leitura

>166 – Sugestões de Leitura

>Colecção BIS da Leya
A Leya acaba de lançar quatro novos volumes da BIS, a colecção de livros de pequeno formato que integra os grandes títulos clássicos e contemporâneos da literatura nacional e mundial, livros de leitura recomendada e best-sellers de autores portugueses e estrangeiros, disponíveis em livrarias, supermercados e outros pontos de venda por todo o país, com preços acessíveis a todas as bolsas. Uma colecção que, em 2010, editou 87 títulos e foi líder de mercado no seu segmento. Apresentamos aqui uma breve descrição de cada um, podendo os leitores conhecer toda a colecção no blog: www.bisleya.blogs.sapo.pt.

Desgraça

J. M. Coetzee
Desgraça é muito mais do que um relato social: é um relato de sobrevivência pessoal numa sociedade decadente. Passado na África do Sul pós-apartheid, este romance sincero e despudorado centra-se em David Lurie, professor universitário na Cidade do Cabo, de meia-idade, divorciado, que divide o seu tempo entre o desânimo das aulas e as satisfações momentâneas que encontra numa prostituta. Quando este o deixa de atender, David desvia as atenções para uma jovem aluna, começando uma aventura sexual que, quando tornada pública, o leva ao despedimento e à humilhação.

O Carteiro de Pablo Neruda

Antonio Skármeta
Mario Jiménez, jovem pescador, decide abandonar o seu ofício para se converter em carteiro da Ilha Negra, onde a única pessoa que recebe e enviar correspondência é o poeta Pablo Neruda. Mario admira Neruda e espera pacientemente que algum dia o poeta lhe dedique um livro ou aconteça algo mais do que uma brevíssima troca de palavras ou o gesto ritual da gorjeta. O seu desejo ver-se-á finalmente realizado e entre os dois vai estabelecer-se uma relação muito peculiar. No entanto, a conturbada atmosfera que se vive no Chile daquela época precipitará um dramático desenlace…”

O Cego de Sevilha

Robert Wilson
É semana santa em Sevilha. Um empresário de renome é encontrado atado, amordaçado e morto em frente do seu televisor. As feridas auto-infligidas deixam perceber a luta que travou para evitar o horror das imagens que foi forçado a ver. Quando confrontado com esta macabra cena, o habitualmente desapaixonado detective de homicídios Javier Fálcon sente um medo inexplicável.

A Voz dos Deuses

João Aguiar
Em 147 a.C., alguns milhares de guerreiros lusitanos encontram-se cercados pelas tropas do pretor Caio Vetílio, que queria apoderar-se da Península Ibérica. Mas os Lusitanos elegem para o comando supremo um homem que, durante sete anos, vai ser o pesadelo de Roma: Viriato. Este herói derrotou sucessivos exércitos, levou à revolta grande parte dos povos ibéricos e foi o responsável pelo início da célebre Guerra de Numância. Verdadeiro génio militar, político e diplomático, foi o defensor de um mundo que morria asfixiado pelo poderio romano: o mundo em que mergulham as raízes mais profundas de Portugal e de Espanha.

Contagem Decrescente

Ken Follett
Casa das Letras
1958: a Guerra Fria está no auge, os Soviéticos ultrapassam os Americanos nos primeiros passos da corrida para a conquista do espaço. Claude Lucas acorda, uma manhã, na Union State de Washington. Vestido com roupas de vagabundo, está afectado por uma amnésia que o impede de se recordar, entre outras coisas, do seu estatuto profissional. Acontece que ele é uma personagem central do próximo lançamento do Explorer I, um foguetão do exército dos EUA. Anthony Carroll, agente da CIA e velho amigo de Lucas, anda a seguir o caso. E convém-lhe que a amnésia não passe tão depressa…

A Noite de Todas as Almas

Deborah Harkness
Casa das Letras
Num final de tarde de Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos humanos e do mundo fantástico. Uma história arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. Para os leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth Kostova.

Deixem Falar as Pedras

David Machado
D. Quixote
No dia em que se ia casar, Nicolau Manuel foi levado pela Guarda para um interrogatório e já não voltou. Alternando a narrativa dos sucessivos infortúnios de Nicolau Manuel – que é também a história de Portugal sob a ditadura, com os seus enganos, perseguições e injustiças –, Deixem Falar as Pedras é um romance maduro e fascinante sobre a transmissão das memórias de geração em geração, nunca isenta de cortes e acrescentos que fazem da verdade não o que aconteceu, mas o que recordamos.

Método Prático da Guerrilha

Marcelo Ferroni
D. Quixote
Todos sabem quem foi Che Guevara, mas poucos conhecem os detalhes que o levaram à ruína em 1966 e 1967. O Metódo Prático da Guerrilha é uma obra de ficção, sobre ambição e loucura, que, partindo de factos reais – a última expedição revolucionária de Che Guevara –, subverte a história documentada, recriando personagens e situações. É também uma história de amor e um thriller sobre os poucos que permaneceram ao lado do combatente até ao fim.

Casper – O Gato Viajante

Susan Finden
Casa das Letras
Casper tornou-se uma celebridade nacional quando os jornais divulgaram a história de um gato extraordinário que apanhava regularmente o autocarro número 3, fazendo viagens de dezoito quilómetros pela sua cidade, Plymouth, em Devon. Enquanto a sua dedicada dona, Susan Finden, se interrogava por onde ele andaria, Casper ia alegrando a vida de inúmeros passageiros e tornou-se a mascote da empresa de transportes. Quando Casper foi morto por um carro, em 2010, mensagens de solidariedade afluíram de todo o mundo. Contada pela sua dona, esta é a história tocante de um gato que conquistou muitos corações.

A Morte tem Cura

Roger Dobson
Casa das Letras
Já pensou porque é que os bebés chupam no dedo ou porque os homens preferem as loiras? Quer saber como os chuveiros podem fazer mal ao cérebro ou descobrir por que razão as mulheres gemem durante o sexo? Ou tem curiosidade em saber como a depilação aumenta o risco de cancro ou apenas como curar os soluços? Gostaria de saber exactamente a data em que vai morrer? Durante anos, centenas de investigadores independentes apresentaram novas respostas e explicações para quase tudo. Cem dessas teorias foram reunidas neste livro, sob uma perspectiva inovadora, com conclusões que podem chocar o senso comum, até porque podem fazer sentido… muito sentido.

Na sombra do desejo

J. R. Ward
Casa das Letras
Nas sombras da noite da cidade de Caldwell, em Nova Iorque, trava-se uma guerra territorial entre os vampiros e seus caçadores. Ali, existe um bando secreto de irmãos sem igual — seis guerreiros vampiros, defensores da sua raça. Mas agora um aliado da Irmandade está prestes a enfrentar os seus próprios desejos obscuros… Butch O’Neal é um guerreiro por natureza. Um ex-polícia da brigada de homicídios que leva uma vida dura, é o único humano a quem foi permitido aceder ao círculo íntimo da Irmandade da Adaga Negra. O seu coração pertence a uma fêmea vampira, uma beldade aristocrática que está muito acima do seu nível. Mas talvez nem sequer o seu amor seja suficiente para salvá-lo…

Feitiços – Wings

Aprilynne Pike
Contraponto
Seis meses após ter salvaguardado a terra onde se encontra o portal de Avalon, Laurel tem de regressar ao reino das fadas para aperfeiçoar as suas habilidades como fada do Outono. Contudo, a família e os amigos ainda se encontram em risco e a entrada para Avalon está em perigo, agora mais do que nunca. No momento em que impreterivelmente tem de proteger aqueles que ama, Laurel tem de aliar os seus dotes feéricos ao que há de humano em si para conseguir combater o inimigo. Nesta batalha, irá Laurel pedir ajuda a David, o seu namorado humano? Ou recorrerá ao magnetizante Tamani, por quem sente uma atracção irresistível? E será o coração de Laurel feérico, ou já demasiado humano?

Damon, Almas Sombrias

Lisa Jane Smith
Planeta
O amor de Elena Gilbert, o vampiro Stefan Salvatore, foi capturado e aprisionado pelos espíritos demoníacos que estão a espalhar a destruição em Church. Enquanto as amigas Bonnie e Meredith exploram o mal que tomou conta da cidade, Elena parte à procura de Stefan. Para o encontrar, confia a sua vida ao irmão de Stefan, Damon Salvatore, o vampiro encantador, mas mortífero, que quer Elena de corpo e alma. Nada travará Elena para conseguir libertar Stefan. Mas a cada dia que passa a tensão entre ela e Damon aumenta, e vê-se diante de uma terrível decisão: qual dos irmãos quer realmente?

O Amor na Adolescência e A Amizade na Adolescência

Maria Gabriela Silva
Coisas de Ler
Dois livros preciosos que nos revelam tudo o que há muito nos preocupava sobre a amizade e sobre os amores e desamores dos nossos adolescentes. O primeiro apresenta algumas ideias dos próprios adolescentes sobre o sentimento da Amizade, repletas de magia e com rigorosa actualidade. O segundo devolve-nos a graça e a leveza dos amores que conhecemos na nossa adolescência e traz-nos a frescura dos amores adolescentes do século XXI. Partilhando com os leitores o seu aturado estudo sobre estes assuntos, Maria Gabriela entusiasma-nos desde a primeira página de cada um destes livros, a não perder!

Transporte Aéreo e Poder Político sob o signo do Império

Manuel Serafim Pinto
Coisas de Ler
Este trabalho sociológico tem por objectivo analisar o processo que deu origem à emergência do transporte aéreo civil, em Portugal, e os agentes que estiveram implicados na sua construção e desenvolvimento temporalmente tardio face ao que se passava noutros países, especialmente nos que detinham territórios coloniais. Analisa ainda a importância que os agentes do campo político tiveram na emergência das novas racionalidades e das estratégias para tornar possível a construção do campo da aviação, particularmente a aviação de transporte de passageiros na rota do Império, com a criação e desenvolvimento dos TAP – Transportes Aéreos Portugueses.

Adaptação e Bem Estar nas Escolas Portuguesas – Dos alunos aos professores

Alexandra Marques Pinto
Luís Picado
Coisas de Ler
Partindo de um conjunto de estudos com amostras portuguesas de alunos do pré-escolar até ao ensino superior, esta obra pretende contribuir para a compreensão dos processos de adaptação e do bem-estar nas escolas portuguesas, adoptando como foco aqueles que são os seus principais protagonistas, os alunos e os professores. “Acreditamos que todas as pessoas são portadoras dum potencial de adaptabilidade cognitiva, afectiva e social; procuramos, desta forma, dar um potencial contributo para que a Escola seja um lugar de adaptação e bem-estar”, referem os autores.

A Doença Oncológica na Criança

Marta Araújo
Coisas de Ler
Apesar de se terem verificado importantes avanços no estudo da adaptação da criança e da sua família à doença, e de se ter tentado identificar e caracterizar as áreas mais prejudicadas em ambos, sabe-se ainda pouco quanto à forma como a adaptação da família influencia a adaptação da criança. O presente estudo procura não só perceber a forma como as mães e as crianças se adaptam ao surgimento da doença oncológica, mas também compreender o papel da mãe no bem-estar e adaptação da criança com doença oncológica através das vivências e das interacções que ela estabelece com o seu filho.

Vidas Depois da Reforma

Esmeraldina Veloso
Coisas de Ler
Pretende-se compreender e analisar a realidade portuguesa quanto à forma de perspectivar a velhice e de a tratar e quanto ao processo de constituição e generalização das reformas, as quais foram um dos factores importantes para que a velhice fosse considerada um problema social, ou, uma das condições/transformações objectivas que ocorreram e sem as quais a velhice não se teria constituído em problema social e perspectivada como um grupo homogéneo e como uma categoria autónoma. Apontam-se traços da política de velhice desde o século XIX e apresenta-se ainda um estudo das Universidades da Terceira Idade.

Conspiração 365 – Abril

Gabrielle Lord
Contraponto
Callum Ormond foi avisado. Ele tem 275 dias. Uma perseguição corre mal e deixa Cal exposto ao gangue de Oriana. Se for capturado, toda a esperança de resolver a Singularidade de Ormond e ter uma vida normal desaparecerá de novo. Ele precisa de fugir, mas como pode deixar um homem inocente afogar-se? Se Cal sobreviver, terá de decifrar o Enigma de Ormond e arriscar sair da clandestinidade para impedir os médicos de desligar as máquinas que mantêm viva a sua irmã mais nova. Mesmo que Cal resista até 31 de Dezembro, será que a sua família vai voltar a ser a mesma? O relógio não pára… Cada segundo pode ser o último…

Contos dos Subúrbios

Shaun Tan
Contraponto
Esta é uma antologia de 15 pequenas histórias ilustradas que revelam os mistérios da vida quotidiana tranquila: animais caseiros, casamentos perigosos, mamíferos marinhos encalhados, estudantes de intercâmbio minúsculos e salas secretas cheio de escuridão e de prazer. As ilustrações de Shaun Tan já lhe mereceram prémios como o Óscar ganho este ano com a melhor curta-metragem de animação com o filme The Lost Thing, o prémio de melhor artista profissional do Hugo Award em 2010, o World Fantasy Award em 2007 e 2009 e o prémio de melhor livro do festival de Angoulême em 2008 – considerado um dos melhores da BD internacional.

O Eu Superior e outras lições de vida

Alexandra Solnado
Pergaminho
Alexandra Solnado, que afirma ter conversas pessoais com Jesus, apresenta neste livro (com CD) o que diz serem as mensagens por Ele ditadas para que cada pessoa possa exercitar a sua relação com Deus. “O Eu Superior é a vossa metade que ficou cá em cima. É como se fosse um parceiro de percurso. É a vossa alma. O vosso espírito entrou no corpo ao encarnar, mas deixou a sua metade cósmica cá em cima. (…) Essas duas metades, alma e espírito, Eu Superior e Eu Inferior, quando se juntam, fazem explodir um mundo de energia. Esses dois, quando se juntam, fazem crescer a eternidade”.

Milagres Modernos

Louise L. Hay
Pergaminho
Actualmente com 84 anos, Louise Hay, quando não está a viajar ou a fazer conferências, dedica-se à jardinagem, à pintura e à dança. Como uma história de vida fantástica, a autora – uma das fundadoras do movimento do desenvolvimento pessoal – traz-nos neste novo livro a sua filosofia positiva e as suas técnicas de cura (pensamento positivo para reverter doenças e gerar saúde), que tem ajudado milhões de pessoas a criar o seu próprio bem-estar. Uma filosofia que se funda na traumática experiência pessoal de vida, desde a infância marcada pela pobreza e a fuga de casa, passando pela carreira como modelo em Nova Iorque, o casamento com um empresário e o divórcio após a traição do marido.

M*rdas que o meu pai diz

Justin Halpern
Pergaminho
Aos 28 anos, depois de ser abandonado pela namorada, Justin Halpern vê-se na obrigação de voltar a viver em casa dos pais… e de partilhar o seu espaço com o pai de 73 anos, Sam Halpern, possivelmente o homem mais maldisposto do mundo. Usando a vocação de escritor e guionista, Justin começa a registar a ironia contida nos desabafos, conselhos e, por vezes, nos berros furiosos do pai. Criou uma página no Twitter para partilhar com os amigos estas pérolas – e, em pouco tempo, a página tinha centenas de milhares de seguidores! Hoje em dia já conta com mais de dois milhões e deu origem a um dos best-sellers do ano e um dos livros mais engraçados dos últimos tempos.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.