(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>167 – Sugestões de leitura

>167 – Sugestões de leitura

>

Os Levantes da República (1910-1917)
David Luna de Carvalho
Afrontamento
Com o subtítulo “Resistências à laicização e movimentos populares de repertório tradicional na 1.ª República Portuguesa”, o historiador Luna de Carvalho apresenta a tipologia, quantificação, seriação, cartografia e análise exaustiva dos tumultos, levantes ou alevantes com que a República se deparou entre 1910 e 1917. Com os mais variados pretextos, a grande maioria deste levantes envolveram razões de natureza político-religiosa. A laicização do Estado e da vida pública constituíram o principal motivo dessas resistências abertas e quando, em 1914, já se dissipavam, eclodiu a Primeira Grande Guerra. Com o seu advento, surgiu um novo ciclo de levantes, agora com pretextos de natureza económica e social. Nesse contexto, no quadro de uma «economia moral»advogada pelas populações, a teologia rigorista das missões populares e da«Missão Abreviada», implementada a partir da segunda metade do século XIX, parece ter encontrado a sua grande justificação. A partir de 1916 houve relatos de um número invulgar de aparições que culminaram nas de Fátima em 1917.

O diário «perdido» da viagem de José Cornide por Espanha e Portugal em 1772
Mário Rui Rodrigues
CEPAE
A presente obra – bilingue em Português e Castelhano – tem como objectivo principal dar a conhecer o diário da viagem de José Cornide por Espanha e Portugal, em 1772, que se pensava estar perdido. Ao ser publicado pelo CEPAE, na nova colecção “Estremadura: Estudos e Documentos”, para se adequar ao seu público particularmente interessado na Alta Estremadura, inclui o excerto da passagem de José Cornide pelos actuais concelhos de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos. Tem ainda preocupação editorial interessar na leitura públicos diversificados, não necessariamente especializados nas investigações histórico-arqueológicas, numa abordagem mais ampla e acessível a todos.

Batalha – Viagem a um Mosteiro desaparecido com James Murphy e William Beckford
de Pedro Redol

CEPAE / Folheto

Este é mais um título da colecção “Estremadura – Espaços e Memórias”. Do levantamento arquitectónico do Mosteiro da Batalha levado a cabo por James Murphy, ao longo de treze semanas de estadia neste convento, em 1789, chegou-nos o precioso manuscrito 260 da Society of Antiquaries of London, com 72 peças desenhadas e vários outros documentos. O documento é precioso pela quantidade de informações que fornece relativamente tanto à configuração que o conjunto monástico então apresentava como à sua lógica funcional. No entanto, é ele próprio que se encarrega de nos informar da respectiva incompletude. Neste livro, Pedro Redol, técnico do Mosteiro, explica-nos como.
A Vida Imortal de Henrietta Lacks
de Rebecca Skloot

Casa das Letras

O seu nome era Henrietta Lacks, mas os cientistas conhecem-na como HeLa. Era uma pobre assalariada numa plantação de tabaco, trabalhando a mesma terra que os seus antepassados escravos. Mas as suas células – retiradas sem o seu conhecimento – tornaram-se numa das ferramentas mais importantes na Medicina: as primeiras células humanas «imortais» da ciência. Ainda estão vivas hoje, embora Henrietta tenha morrido há mais de sessenta anos. Como Rebecca Skloot tão brilhantemente mostra, a história da família Lacks está indissoluvelmente ligada à história da ciência, ao nascimento da bioética e às infindáveis batalhas jurídicas sobre se podemos controlar a matéria de que somos feitos.

Instantes da Eternidade
Raymond Moody e Paul Perry
Pergaminho

Raymond Moody, autor do clássico “Vida Depois da Vida”, que conta com mais de 13 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, dedica-se à investigação científica do fenómeno das experiências de quase-morte há mais de 40 anos. Ao analisar alguns dos relatos, descobriu um fenómeno invulgar: um número muito significativo de pessoas que acompanharam o momento de morte de um ente querido também tinham tido experiências semelhantes. “Instantes da Eternidade” é o primeiro livro a abordar este fenómeno de “experiências de morte partilhada”. Os relatos e análises aqui apresentados são ao mesmo tempo reconfortantes e misteriosos, oferecendo ao leitor uma nova compreensão da jornada que todos faremos no fim da nossa vida.

A Dama do Lado
Raymond Chandler
Contraponto

A mulher de Derace Kingsley fugiu para o México, para conseguir um divórcio rápido e casar com um casanova chamado Chris Lavery. É pelo menos isso que o telegrama que ela enviou ao marido sugere. Os problemas começam quando Lavery, questionado pelo detective Philip Marlowe, nega tudo. Porém, quando este se encontra pela segunda vez com Lavery, ele já não pode negar nada… por causa dos tiros no peito. Rapidamente, Marlowe parte no encalço de um assassino, que o conduz de Los Angeles a um lago sombrio nas montanhas.

Aliança Espiritual
Gary Zukav
Pergaminho
Este livro revela as características do novo tipo de relacionamento que pode existir entre quaisquer indivíduos que se juntem, de livre vontade e num plano de igualdade, com o fim de cultivar o desenvolvimento espiritual. Este relacionamento assenta no respeito e num conceito amplo de amor, e constitui uma oportunidade única de explorarmos os nossos sentimentos, intenções, emoções e potencialidades. O autor do best-seller internacional “Amar, Sonhar, Viver” apresenta aqui uma dinâmica de relacionamentos profunda e inovadora, que permite a cada parceiro numa relação atingir o seu pleno potencial a nível emocional e espiritual e redescobrir o seu poder autêntico: o de criar para si uma vida de alegria e plenitude.

Conspiração 365 – Maio
Gabrielle Lord
Contraponto
Callum Ormond foi avisado. Ele tem apenas 245 dias… Ouvem-se gritos por todo o lado. Cal foi internado num manicómio sob outra identidade e não faz ideia de quem o levou para ali. Como os médicos estão convencidos de que Cal – Ben Galloway – está a delirar, não fazem qualquer tenção de o libertar… e o perigo espreita dos dois lados das grades. Preso numa camisa-de-forças, Cal vê-se impedido de se encontrar com o tio-avô Bartolomeu ou de resolver o Mistério Perigoso do Ormond… Ninguém acredita numa palavra do que ele diz – nem mesmo a verdade pode salvá-lo agora. O relógio não pára. Cada segundo pode ser o último, nesta aventura de cortar a respiração!

Desculpa, mas quero casar contigo
Federico Moccia
Contraponto
Alex e Niki, mais apaixonados do que nunca, regressam do farol na Ilha Azul, onde passaram dias inesquecíveis. Niki reencontra as amigas, mas o seu grupo – as Ondas – vai deparar-se com grandes mudanças que irão pôr à prova a sua amizade. Alex retoma a sua antiga vida e os seus velhos amigos. Flavio, Enrico e Pedro passaram de maridos tranquilos e seguros a ter de enfrentar muitas dificuldades que têm vindo a abalar os seus casamentos. E todas estas pessoas – homens e mulheres de diferentes idades –, cada uma à sua maneira, vão reflectir sobre o amor: O amor existe? A crise dos sete anos será mesmo verdade? Aqueles que dizem que o amor não pode durar mais de três anos têm razão? E a pergunta mais difícil: O amor pode durar para sempre?

A Dieta dos Sumos
Christine Bailei
Arte Plural
A dieta dos sumos oferece mais de 100 sumos e batidos de fazer água na boca, juntamente com receitas de lanches e refeições ligeiras, espalhados por seis capítulos e dividido por dois tipos de plano: plano de emagrecimento e plano de aperfeiçoamento. Um livro a pensar em quem acorda e se sente apático, inchado e gordo. Em quem não resiste em espreitar as calorias que ingere e verifica sempre o índice glicémico dos alimentos ou de dietas pobres em carboidratos. Basta seguir os planos e combinar os sumos e batidos com lanches leves e refeições saudáveis, a fim de manter o metabolismo elevado e estimular a perda de peso. Informa também sobre alguns suplementos alimentares recomendados, tratamentos desintoxicantes e exercícios.
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.