(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Evangelizar a sério, a “brincar” aos Pastorinhos

>Evangelizar a sério, a “brincar” aos Pastorinhos

>Trabalho e oração em simbiose

Aos 37 anos, Katya Rafael decidiu abandonar a carreira de professora em Lisboa para se dedicar a transformar bonecos de pano em Pastorinhos de Fátima, ou a confeccionar bolos artesanais com chícharo, um legume da região citado nas “Memórias da Irmã Lúcia”. Acreditando ser possível evangelizar com a sua arte e dar a volta à crise com criatividade e inovação, é uma artesã que conjuga a imaginação, os tecidos e outros materiais com a oração diária.

“Memórias dos Pastorinhos” é marca registada dos bonecos, biscoitos e outros artefactos desta “apaixonada pelos pastorinhos”. Os seus bonecos, feitos de esponja, tecido, lã e linha, trazem a síntese em português ou em inglês daquilo que se passou em 1917 na Cova da Iria. Os pastorinhos trazem os sacos da merenda – os taleigos. O Francisco traz a tiracolo um pífaro e a Jacinta uma ovelha.

Como inspiração, para além da leitura e da Internet que a abre ao mundo, Katya visita regularmente o museu de Aljustrel, a casa dos pastorinhos, a Via-Sacra, a Igreja de Fátima e sobretudo os campos. É ali que vai buscar ideias para trabalhar e se aventurar num mercado que não é fácil numa altura de crise. Mas também a Bíblia e a oração, que estão sempre presentes no seu dia-a-dia.

Considera que este é “um projecto único, diferente e feito com muito amor focalizado nos Pastorinhos de Fátima e toda a sua vivência, passando pela religiosidade, espiritualidade, educação, ofícios tradicionais, etc.”, refere a artista que afirma ser seu principal objectivo “através da criação de bonecos de pano e outros produtos, histórias e fantoches, levar a Mensagem de Fátima e sobretudo a simplicidade dos Pastorinhos a todos aqueles que a quiserem acolher”.

Katya criou um blogue para mostrar o seu trabalho, que poderá visitar em http://otaleigodospastorinhos.wordpress.com
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.