(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
170 – Livros

170 – Livros

Mitos e Mistérios Templários Pedro Silva
Editora Inverso
“Abordar o tema dos Templários não se resume a dar palpites sem nexo. Por detrás da muita fantasia que podemos observar, e que pulula sobretudo no maior veículo de comunicação global da atualidade, a Internet, é que a extrapolação de factos à partida menos fáceis de explicar não tem sido o caminho seguido por qualquer dos autores que temos lido e, desse modo, julgamos que esse é o melhor caminho quando se fala de uma obra no campo do ensaio”. Assim apresenta Pedro Silva, autor português da cidade de Tomar, este seu trabalho editorial – Mitos e Mistérios Templários –, com um convite aos leitores a “viajar comigo na maravilhosa história templária”.

Primórdios Místicos de Portugal

Pedro Silva
Ministério dos Livros Editores
Esta é uma obra fascinante sobre Pré-história e Pré-Portugal, sobre um Portugal inequivocamente belo, repleto de influências judaicas e árabes, onde o misticismo impera e o leitor é envolvido na busca da origem do património cultural, nomeadamente da arquelogia portuguesa. A visão de um país é apresentada aos olhos do leitor, dando a conhecer toda uma série de factos que nem sempre obtêm o devido realce nas obras tradicionais que narram a História portuguesa. Pedro Silva presenteia-nos com um ensaio empolgante, escrito de forma ritmada e acessível, sobre o passado do nosso país e um outro lado da História. E sobre o fascínio da ancestralidade remanescente na realidade que nos rodeia.

Empenhai-vos!

Stéphane Hessel
Planeta Editora
Neste livro se condensa um diálogo de gerações entre Stéphane Hessel, de 93 anos, nomeado para o prémio Nobel da Paz, e Gilles Vanderpooten, de 25 anos. Hessel intensifica as suas exigências morais, porque, diz ele, não basta indignarmo-nos. Cada um de nós deve empenhar-se em todas as frentes de combate da nossa época: os direitos do homem, a luta contra as desigualdades, a defesa dos sem-abrigo e ilegais, a ecologia… Eterno optimista, Hessel acredita que a Natureza é rica em ardis e convida as gerações jovens a indignar-se e a resistir às coisas escandalosas que as rodeiam. O livro inclui a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, e o Programa do Conselho Nacional da Resistência, de 1944, duas referências frequentes do autor.

À rasca – retrato de uma geração

Ana Filipa Pinto
Booket / Editorial Planeta
O primeiro livro em Portugal que dá voz a pessoas da chamada “Geração à Rasca” – a que promoveu a manifestação a 12 de Março e que reuniu 500 mil portugueses em protesto nas ruas. A notável investigação desta jovem jornalista, também ela «precária» e «à rasca», leva-nos à intimidade de dezenas de membros forçados desta geração, e desvenda uma realidade comum a tantos, feita de sonhos esmagados, oportunidades eliminadas e vazios contínuos, criados pela incapacidade de agir e pelo desconhecimento total do que vai acontecer. Um livro extremamente actual, que mostra a indignação e revolta adesta geração, que já ultrapassa as fronteiras de Portugal.

Um Homem Imoral

Emma Wildes
Planeta Editora
Emma Wildes é uma escritora premiada com mais de 20 livros publicados, com destaque para o best-seller “Lições de Sedução”. “Um Homem Imoral” é o seu novo romance, acabado de chegar a Portugal, numa combinação perfeita entre sensualidade e erotismo. Lady Amelia Patton é a bela filha de Lorde Hathaway. Alexander St. James é o filho do seu pior inimigo e um ladrão de corações. O primeiro encontro entre ambos dá-se quando Alexander entra furtivamente em casa de Amelia e a encontra numa sedutora camisa de renda… Desde aí, ela fica sem fôlego sempre que o vê e ele está fascinado com a beleza e a inteligência dela. São estes os protagonistas de uma história de amor e paixão avassaladores, num romance sem pudores.

O Guerreiro Highlander

Monica McCarty
Planeta Editora
Um romance histórico, intenso e vibrante, passado na Escócia medieval, escrito com ritmo e mestria, o que o torna altamente viciante. Uma viagem única pelas magníficas paisagens das Terras Altas. Uma história de paixão entre duas pessoas de clãs rivais. Uma teia de jogos de traição, enganos e segredos. Uma lição de justiça, lealdade e amor. O minucioso trabalho de pesquisa histórica e a paixão da autora pela Escócia é revelado ao virar de cada página. Em resumo, um romance poderoso de uma autora de culto que conta com uma legião de fãs em todo o mundo e que é best-seller do New York Times. É também o primeiro de uma trilogia, pelo que a aventura está apenas a começar…

Leiria-Fátima – Órgão Oficial da Diocese

Edição 47 • Jan.-Jun 2009
Embora com algum atraso, como se justifica no editorial, esta edição da revista “Leiria-Fátima” compendia a documentação oficial e pastoral diocesana relativa ao período de Janeiro e Junho de 2009. Constitui assim um precioso arquivo documental, que ficará disponível em todos os cartórios paroquiais e algumas outras instituições eclesiais. Além do resumo noticioso do mesmo semestre, este número publica ainda um trabalho especial sobre a canonização de São Nuno Álvares Pereira. E termina com um valioso artigo histórico de Saul António Gomes, intitulado “D. Frei Brás de Barros: elementos documentais sobre o seu episcopado leiriense”. À venda na Gráfica de Leiria e no Seminário Diocesano, por 6 euros.

Um casamento sem gritos

Hal Edward Runkel e Jenny Runkel
Pergaminho Editora
Este livro não lhe ensina truques para melhorar a compatibilidade com o seu par, nem novas formas de comunicar, nem estratégias para eliminar os defeitos do seu cônjuge. Também não lhe oferece uma receita simples para um relacionamento sem conflitos. Não, o casamento é demasiado importante para se usar esses truques. O casamento é a relação central da vida, e merece que seja abordado com honestidade. A verdade é que o casamento é difícil e vai naturalmente gerar conflitos. O que pode ajudar não é um programa que o ensine a evitar conflitos; o que pode ajudar é apenas aprender a discutir menos e comunicar mais. Este é um método já ajudou milhões de pessoas a viver relacionamentos mais felizes.

Fartos de tudo aos 30 & tal

Kasey Edwards
Pergaminho Editora
Esta é uma memória irreverente e cheia de ironia, escrita por uma mulher ambiciosa, com uma excelente formação e uma carreira de sucesso – até ao dia em que acordou e se apercebeu de que não tinha vontade de ir trabalhar; nem nesse dia, nem nunca mais! Neste livro, Kasey Edwards narra o seu percurso de autodescoberta e a busca pelas razões de fundo da sua desmotivação e do seu descontentamento. Com um estilo acessível e cheio de humor, a autora aborda questões de relevo, tais como a descriminação sexual e a questão da geração «opt-out», o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e a forma como o trabalho define a nossa identidade.

O Dia em Que Matei o Cúpido         

Jennifer Love Hewitt
ArtePlural Edições
Jennifer Love Hewitt é uma viciada no amor e uma romântica irremediável. Tem tido sorte e azar no amor, porém, o mais importante é que sobreviveu para contar. Além do mais, conseguiu fazê-lo na ribalta. Muito se escreveu sobre a sua vida amorosa (grande parte apenas para vender revistas), mas, agora, a actriz partilha a verdadeira história do que aprendeu ao percorrer os sinuosos caminhos do amor. Neste livro, apresenta a sabedoria que conquistou com algum custo e mostra-nos como viver o amor com os pés bem assentes na terra. Para isso, temos de começar por matar o Cupido. Temos de acreditar que “e viveram felizes para sempre” exige trabalho árduo e que nem tudo é um mar de rosas, serenatas e corações pelo ar.

Huck
Janet Elder

Pergaminho Editora
Depois de lhe ser diagnosticado um cancro da mama, Janet Elder teve de passar pelo desgaste físico e emocional de um longo período de tratamento. Ultrapassado este desafio, ela e o marido, Richard, decidem ceder aos intermináveis pedidos do filho, Michael, que sempre quis ter um cachorrinho. Nada melhor, pensam todos, para assinalar um novo começo de vida. Huck, um simpático poodle anão, passa a fazer parte da família. Um dia o cachorro fugiu e inicia-se então um processo de busca que acaba por envolver a pequena cidade de Ramsey, desde o chefe da polícia até às crianças da primária. Huck é uma história comovente que faz lembrar que a esperança é sempre recompensada e que os finais felizes existem mesmo.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.