(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
171 – Saúde .

171 – Saúde .

Por Ana Maria Henriques, Enfermeira

Actividades extra-curriculares

Com o início do ano lectivo, surge uma dúvida que muito preocupa os pais: é importante as crianças terem acesso a actividades extra-curriculares? Quais são as melhores? Com o ritmo de vida acelerado e com o tempo (e dinheiro) contado para tudo, é preciso saber escolher bem.
As actividades extra-curriculares têm lugar após as aulas e têm como principal objectivo dar continuidade ao desenvolvimento de determinados talentos capacidades. Podem ser de carácter físico (desporto), artístico (música), relativas a nova culturas (línguas), ou mesmo actividades intelectuais (xadrez).
Alguns estudos realizados em crianças referem que os alunos que participam em actividades extra-curriculares têm um melhor desempenho do que os que não participam. Têm também um maior interesse pela escola e pelos seus valores, o que conduz indirectamente a um melhor rendimento académico. Está descrito também que estas actividades têm um papel importante na vida dos alunos, não só porque estes começam a ganhar uma percepção positiva de si próprios no meio escolar, bem como um maior envolvimento na escola. Mesmo na hora de fazer o currículo, estas actividades podem chamar a atenção aos possíveis empregadores.
A prática de um desporto (desportos de equipa, ballet, natação, etc.) é extremamente saudável e recomendável. Incentiva a convivência social e a adopção de hábitos de vida saudáveis, sobretudo diante das facilidades da vida moderna, que acabam contribuindo para o aumento da obesidade infantil. É importante não esquecer que a criança também já tem preferências e que o ideal é ela escolher de entre um leque de ofertas. Uma criança obrigada a praticar um desporto vai desistir mais facilmente e tornar-se-á, possivelmente, sedentária.
A música como actividade extra também se tem revelado muito importante, ajudando, inclusive, na melhora do desempenho escolar. A iniciação musical precoce ajuda, não só a despertar o gosto pela música, como serve para activar outras áreas do cérebro, como por exemplo a responsável pelo raciocínio lógico-matemático. Com o ensino da música, as crianças desenvolvem também capacidades de pensamento abstracto, capacidades auditivas, destreza manual e uma grande possibilidade de se divertirem.
As actividades extra-curriculares são efectivamente importantes na rotina das crianças e dos jovens, desde que praticadas com peso e medida e tenham em atenção a idade, o gosto pessoal, desejos, interesses e características da personalidade dos mais novos. Psicólogos e pedagogos alertam para a importância de dosar o número de actividades, para que o excesso delas não venha a tornar-se um problema, pois as crianças e os adolescentes precisam de ter o seu tempo de “não fazer nada”, para que não se tornem vítimas de stress desde cedo.
Um equilíbrio do tempo em família, tempo em actividades e escola, e tempo para brincar, sem fazer nada, é essencial para um desenvolvimento saudável da criança. Ter em conta os gostos e sua evolução é também importante, tentando impor responsabilidade pelas escolhas. Não existem actividades ideais, existem as mais certas para cada criança.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.