(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Junta da Batalha entrega prémios de concursos de Fotografia e Poesia

Junta da Batalha entrega prémios de concursos de Fotografia e Poesia

A Junta de Freguesia da Batalha entregou, no passado dia 21 de Abril, no decorrer da Festa da Juventude, os prémios dos concursos de fotografia e poesia, no âmbito das comemorações 500 anos da freguesia.
No caso da poesia, foram entregues 11 trabalhos, analisados por um júri composto por Fátima Gaspar, do Agrupamento de Escolas da Batalha, Rui Cunha, do Município da Batalha, e Ivone Neves e Germano Pragosa, da Freguesia da Batalha.
A pontuação teve em conta os critérios de temática, criatividade, originalidade, estrutura externa, estrutura interna, correcção linguística e regras do concurso, tendo sido premiados os seguintes: 1.º – “A Vila da Batalha”, de Nuno Filipe Sá da Silva Custódio (publicado ao lado); 2.º – “Batalha!”, de Ana Cristina Flores da Silva; 3.º – “Minha Batalha”, de Augusto Sesimbra.
Na vertente de fotografia, o júri foi composto por António Sequeira, profissional de fotografia, Rui Cunha, do Município da Batalha, Rosa Abraúl e Germano Pragosa, da Freguesa da Batalha.
Concorreram 19 pessoas, com 48 fotografias na categoria de “Património” (1.º – “Reflexos da história” de Rui Gouveia; 2.º – ” Fé” de Francisco Mendes; 3.º – “Vou na Boutaca” de António Pedrosa), 37 fotografias na categoria “Gente” (1.º – “Quando for grande, vou ser a preto e branco…” de António Pedrosa; 2.º – “Os nossos dias” de Rui Gouveia; 3.º – “Dá-me a honra desta dança?” de António Pedrosa.) e 46 fotografias na categoria “Momentânea” (1.º – “Curiosa, eu…?” de Rui Gouveia; 2.º “Obras de arte” de Francisco Mendes; 3.º “Liberdade” de Eduarda Pragosa). Publicamos nesta página os três 1.ºs prémios.
Os três primeiros em poesia e em cada categoria de fotografia receberam prémios de 100, 75 e 50 euros, respectivamente. Todos os participantes receberam um diploma e prémio de participação.
LMF

1.º Prémio Gente

1.º Prémio Momentânea

1.º Prémio Património

1.º Prémio Poema – A vila da Batalha

A vila da Batalha
tem grandes encantos,
mas nem todos conhecem
os seus recantos!
Vila de grandes histórias,
lendas e tradições
que deram origem
a grandes construções.
O seu Mosteiro
de viva grandeza
foi construído com suor
e muita beleza.
Edificio histórico
e patrimonial
é uma das 7 maravilhas
de Portugal.
A seu lado, a estátua equestre
de Dom Nuno de Santa Maria,
mostra um homem de coragem,
bravura e valentia.
Muitos turistas
vêm conhecer
tão linda terra
que me viu nascer.
Em seu redor,
grandes vinhas
e pastos verdejantes
são o orgulho
dos seus habitantes.
Como todas as localidades,
as festas são tradição.
Na nossa vila,
participa toda a população.
Festas de enorme beleza,
com grande arraial,
como a da Santíssima Trindade
ou o Desfile de Carnaval.
As suas festas, no mês de Agosto,
enchem a vila de emigrantes
que aproveitam para conviver
com outros viajantes.
A sua gastronomia
cheia de ricos sabores
deixa água na boca
a todos os provadores.
Nuno Filipe Sá da Silva Custódio, 6.° F
Escola Básica e Secundária da Batalha

Festa da Juventude foi em Abril

A Festa da Juventude decorreu no dia 21 de Abril, organizada pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Batalha, no âmbito dos 500 anos da Freguesia, contando com animação dos “House Gang Deejays”, Miguel Chagas e Paulo Granada.
O pavilhão multiusos encheu com jovens de todas as idades, para contentamento da organização, que acusa apenas o “excesso de zelo” da GNR, ao obrigar ao encerramento da festa às 02h30, quando estava no pico da animação. A queixa de um morador terá motivado a actuação da polícia, mas a APAEB lamenta que não haja tolerância em ocasiões como esta, em que há “alguma vida nocturna” na vila.

Passeio dos pensionistas da Batalha

No âmbito da comemoração dos 500 da freguesia, a Junta da Batalha vai organizar, no próximo dia 19 de Maio, o habitual passeio para os mais velhos. Com destino a Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, com almoço marcado na Penha. A excursão passará ainda por Ovar, onde será o lanche. Inscrições na sede da Junta, até ao dia 14 de Maio.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.