Grupo de acólitos apresentou-se no domingo de Páscoa

Grupo de acólitos apresentou-se no domingo de Páscoa

No passado domingo de Páscoa, a celebração da Eucaristia na Golpilheira foi especialmente enriquecida com a apresentação de um grupo de acólitos, aqueles que “ajudam à Missa”, como costuma dizer-se.
Depois de algumas sessões de preparação nas semanas anteriores, este grupo de cerca de uma dezena de voluntários começou agora a prestar regularmente este serviço na nossa comunidade cristã.
A sua formação vai continuar com regularidade no futuro, estando sempre aberto o convite a outros que desejem integrar este grupo.

O que é um acólito?
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.
Em primeiro lugar, acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.
Info: www.acolitos.liturgia.pt

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.