(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Golpilheira na Taça Nacional de Futsal Sénior Feminino

Golpilheira na Taça Nacional de Futsal Sénior Feminino

Falta um jogo para decidir quem continua…

A equipa de futsal feminino da Golpilheira continua em boa forma na disputa por um lugar na fase final da taça nacional da modalidade. Mas a luta pelo 1.º lugar está renhida com o Vilaverdense, pois ambas as equipas ganharam todos os jogos, excepto um dos dois que disputaram entre si.
Com igualdade pontual, será a diferença entres golos marcados e sofridos a ditar a vencedora.
A Golpilheira tem estado em vantagem, mas na última jornada essa posição inverteu-se: tem agora 65 marcados e 14 sofridos (51 de diferença) e o Vilaverdense tem 68 marcados e 15 sofridos (53 de diferença), ou seja, com dois golos a mais.
Apresentamos um resumo dos jogos.

Belmonte – 1 / Golpilheira – 5
No encontro disputado no dia 28 de Abril, no pavilhão de Belmonte, encontrámos uma equipa apostada em defender, mas também aguerrida. Não foi fácil chegar ao primeiro golo, porque colocaram-se todas na linha da área, formando o tradicional “autocarro”. No entanto, depois de tanto insistir e de algumas oportunidades não concretizadas, Sandrita lá abriu o activo, resultado com o qual fomos para intervalo. Tanto domínio de jogo para apenas um golo. Fraca colheita.
A segunda parte foi diferente. Com as atletas da casa a acusarem alguma fadiga, fomos uma vez mais ao encontro dos golos. Pisko marcou o nosso segundo. E quando nada o fazia prever, a equipa da casa marcou o seu golo de honra. No entanto, a nossa superioridade era tanta, que só podia dar goleada. E assim aconteceu. Marcámos mais três golos por Rita Eusébio, Sandrita e Licas.

Vilaverdense – 5 / Golpilheira – 3
O primeiro jogo da segunda volta, disputado no dia 1 de Maio, colocou frente a frente as duas equipas que estão a discutir a passagem à fase seguinte. Em casa, tínhamos ganho por 4-2.
Este jogo foi iniciado com algumas cautelas por ambas as equipas. Aos poucos, o Vilaverdense foi tomando conta do jogo e chegou ao 1-0, depois da bola colocada ao segundo poste. Não baixámos os braços e fomos à procura do nosso primeiro golo. No entanto, sem que nada o justificasse, a nossa equipa cedo atingiu as cinco faltas.
Agora, tínhamos de lutar contra a equipa adversária, o cronómetro, a arbitragem e as faltas assinaladas. Elas souberam bem aproveitar esta situação das faltas e “cavaram” três, que para nossa infelicidade foram todas concretizadas. Estávamos perto do final da primeiro parte a perder por 4-0. A poucos segundos do final, Pisko reduziu para 4-1.
Era preciso, na segunda parte, marcar mais golos e não sofrê-los. Recomeçámos muito bem o jogo e Irina marcou o nosso segundo golo. Mas, ainda estávamos a celebrar, quando a equipa da casa com alguma felicidade marcou o seu quinto. A cerca de cinco minutos do final, a nossa treinadora colocou Ivone como guarda-redes volante. Em boa hora o fez, já que foi Ivone que fez o passe para Licas obter o nosso terceiro golo. Com este resultado estava reposta a diferença de golos nos dois jogos entre as duas equipas. Até final não houve qualquer alteração no marcador.
Foi um jogo bastante difícil, com uma arbitragem que não esteve à altura da sua importância decisiva. De salientar os numerosos apoiantes que acompanharam a nossa equipa, tanto para este, como para os outros jogos.

Golpilheira – 18 / Guarda Unida – 0
Este desafio foi disputado no dia 12 de Maio, no pavilhão da Batalha. Estávamos perante a equipa mais fraca da nossa série. No entanto, estas equipas, na ânsia de sofrerem poucos golos, colocam-se todas à frente da baliza. Aqui, não foi o que aconteceu, conforme espelha o resultado. A primeira parte terminou com 8-0 e, na segunda, marcámos mais 10, totalizando 18-0. Os golos foram marcados por Licas (4), Irina (3), Jéssica (3), Pisko (3), Maria (2) e Rita Gabriel, Sandrita e Jeca (1 golo cada).

Unidos da Estação – 2 / Golpilheira – 5
O encontro foi disputado no dia 13 de Maio, no pavilhão de S. Pedro do Sul. Apesar do resultado do primeiro jogo (10-0) a nosso favor, antevia-se um jogo com alguma dificuldade, que veio a verificar-se conforme revela o marcador. Conseguimos obter o nosso primeiro golo pouco tempo após o apito inicial do árbitro, por Licas. Continuámos à procura de mais golos, mas estes não entravam. E foi contra a corrente do jogo que a equipa da casa empatou a partida. Só a vitória nos interessava e fomos à procura dela. Ainda antes do intervalo, Jéssica desfez a igualdade.
No reinício do jogo, a equipa da casa empatou o jogo a duas bolas. A partir daqui, o jogo passou a ser de sentido único. Mas,. jogadas atrás de jogadas, a bola não entrava. De tanto insistir, lá surgiram mais três, por Irina (2) e Pisko (1).

NS Leiria – 3 / Golpilheira – 7
No jogo disputado no dia 19 de Maio, no pavilhão da Escola Correia Mateus, em Leiria, era preciso atingir dois objectivos: primeiro ganhá-lo, depois por um número razoável de golos, para garantir a maior diferença que ditará o desempate. Tendo em conta o valor das equipas, ambos foram conseguidos.
Começámos por controlar o jogo e Rita Eusébio cedo abriu o activo. Era necessário marcar mais golos e por isso fomos à procura deles. Numa boa jogada de futsal, Irina marcou o nosso segundo golo. Tudo estava a correr bem, mas numa intercepção infeliz duma nossa jogadora, o Núcleo obteve o seu primeiro golo. Com a rotatividade que a nossa treinadora colocava nas jogadoras, o ritmo de jogo não baixava. Mercê deste ritmo de jogo, Rita Eusébio marcou o nosso terceiro golo. Estávamos perto do final da primeira parte e, com alguma felicidade, o Núcleo marca o seu segundo golo, colocando o resultado em 3-2 a nosso favor. Resultado injusto para o que as equipas jogaram.
O intervalo foi bom conselheiro. Continuámos com a mesma força, garra e vontade para ampliar o marcador. Com mérito e muita coragem, conseguimo-lo, com mais dois golos de Irina e outros dois de Jéssica. Faltavam poucos segundos para terminar o encontro quando, contra a corrente do jogo, a equipa da casa marcou o seu terceiro golo, colocando o resultado em sete a três a nosso favor.

Falta um… vamos apoiar!

Como dissemos, o vencedor desta série B é apurado pela diferença de golos marcados e sofridos e o Vilaverdense tem dois de vantagem. Portanto, tudo se decidirá na última jornada…
O nosso último jogo é em casa, no pavilhão da Batalha, contra a equipa de Belmonte, no próximo sábado, dia 26 de Maio, pelas 16h00.
A nossa adversária também joga em casa, com o Núcleo Sportinguista de Leiria. Se nada de anormal acontecer nestes dois jogos, temos fortes possibilidades de passar à fase seguinte. Para tal, necessitamos do apoio de todos os simpatizantes da nossa equipa, em particular, e dos golpilheirenses, em geral. Venham todos ao pavilhão da Batalha, dando o seu apoio total à nossa equipa, imprescindível para a nossa vitória.

Manuel Carreira Rito

 

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.