(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Só dois disseram… “o que significa para si o Jornal da Golpilheira”

Só dois disseram… “o que significa para si o Jornal da Golpilheira”

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

“Um dia com os media”

Na passada edição, pedíamos aos leitores que nos enviassem a resposta à questão “diga o que significa para si o Jornal da Golpilheira”. Tratava-se de uma iniciativa inserida na proposta nacional “Um dia com os Media”, que pretendeu mobilizar as pessoas para reflectir sobre a questão “que significado têm os media na nossa vida e como poderiam tornar-se mais significativos?”. A acção nacional foi promovida a propósito da celebração do dia 3 de Maio como Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
As respostas – assinadas ou anónimas – poderiam ser enviadas por correio, entregues directamente no Centro Recreativo, ou simplesmente colocadas em comentário nas nossas várias plataformas online (página, blog ou facebook).
Ao nosso convite responderam… dois leitores, a quem muito agradecemos. Não queremos tirar a conclusão de que, para os outros cerca de mil assinantes, o Jornal não significa nada. Mas, tendo em conta, sobretudo, a facilidade com que os leitores podem actualmente interagir com os meios de comunicação através da internet, esta ausência deixa-nos algumas questões. Quando tanta gente se queixa de que não tem “voz” na sociedade, até que ponto estarão mesmo interessados em participar no debate público? Será por comodidade ou desinteresse que se relacionam com os media como meros receptores de informação? E será que o trabalho que fazemos com tanto esforço e dedicação valerá a pena? Não sabemos… a pergunta ficou por responder.
Tal como prometido, publicamos as respostas recebidas, que, mais uma vez, muito agradecemos.

Caro director,
Eu nasci na Golpilheira e vivo no Vale Gracioso. O Jornal para mim é um amigo que gosto muito. Já algum tempo que o recebo e quando ele chega leio e torno a ler as notícias da minha terra.
Ermelinda Filipe (resposta colocada no CRG)

Exmo. director e caro amigo,
Quero apresentar-lhe os meus sinceros cumprimentos e felicitá-lo pelo excelente trabalho jornalístico e de informação aos seus leitores e amigos.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no passado dia 3 de Maio, dois dias depois da “Festa do Trabalho”, teve um significado muito especial para o mundo, em especial para o nosso país, a partir da Revolução Patriótica e Nacional de 25 de Abril de 1974, onde conquistámos essa grande liberdade, junto a outras que nós todos conhecemos! Hoje, não temos a censura, nem a Pide, nem a liberdade sufocada.
Pessoalmente, a liberdade de imprensa, da opinião responsável, é de uma importância indispensável ao progresso dos povos e das instituições, que não devemos deixar aniquilar, pois os inimigos da liberdade de expressão não aguentam tal liberdade e responsabilidade! O desafio é imenso, difícil, mas os espíritos criativos para o bem comum não devem esmorecer! “Parar é morrer”!
O Jornal da Golpilheira, humilde na sua apresentação, é muito rico na criação e no seu sentido crítico que finalmente nos enriqueceu.
Continue, senhor director, porque há muito trabalho de informação a dizer aos nossos assinantes, batalhenses e outros. Coragem em desenvolver a liberdade!
José Batista de Matos (resposta enviada pelo correio)

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.