(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
181 – Sugestões de leitura…

181 – Sugestões de leitura…

Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra
Mia Couto
Leya | Colecção BIS
Um jovem estudante universitário regressa à sua ilha-natal para participar no funeral do seu avô Mariano. Enquanto aguarda pela cerimónia é testemunha de estranhas visitações na forma de pessoas e de cartas que lhe chegam do outro lado do mundo. São reveladores de um universo dominado por uma espiritualidade que ele vai reaprendendo. Á medida que se apercebe desse universo frágil e ameaçado, redescobre uma outra história para a sua própria vida e para a da sua terra. A pretexto do relato das extraordinárias peripécias que rodeiam o funeral, este romance de Mia Couto traduz, de uma forma irónica e profundamente poética, a situação de conflito vivida por uma elite ambiciosa e culturalmente distanciada da maioria rural.
O Complexo de Portnoy
Philip Roth
Leya | Colecção BIS

Este clássico moderno da experiência judaica americana gira à volta de um certo Alexander Portnoy, jovem advogado nova-iorquino, que no divã do psicanalista confessa tudo, desde a sua preocupação de adolescente com a masturbação até à sua subjugação pela mãe dominadora. Como desde o início fica bem claro, Portnoy é dotado não apenas de uma inteligência privilegiada mas também de uma capacidade ilimitada de se encarar a si mesmo com realismo e ironia. Contudo, o narrador-protagonista é totalmente incapaz de se livrar da ligação paralisante com a mãe.
Más Maneiras de Sermos Bons Pais
Eduardo Sá
Leya | Colecção BIS

Não é verdade que a infância seja o melhor dos mundos. Se a infância de todos os pais tivesse sido feliz talvez eles não precisassem de a idealizar. Simplesmente, porque sempre que somos felizes o melhor do mundo é o futuro. É caso para ser que, afinal, bons pais são aqueles que crescem com a ajuda de más maneiras.
YOUCAT – Agenda 2013
P. Norbert Fink (org.)
Paulus
Dando continuidade ao projecto do YOUCAT, o Catecismo da Igreja Católica adaptado aos públicos adolescente e jovem, a editora Paulus apresenta agora YOUCAT – Agenda 2013, “uma agenda em sintonia com a Igreja”. Em formato A5 e com 160 páginas, surge recheada de explicações sobre tempos litúrgicos, temas bíblicos diversos e questões de fé que povoam o universo juvenil. Além disso, apresenta sugestões para a oração, para o lazer e até para uma ida mensal ao cinema. Mas, acima de tudo, é uma companhia para todo um ano de vida cristã, ajudando a compreender melhor as festas da Igreja e a ganhar ânimo para participar nelas! Segue o mesmo design e estilo do YOUCAT, muito dinâmico e apelativo.
Orações tradicionais da religiosidade popular
P. Senra Coelho (org.)
Paulus
Este livro apresenta uma recolha de diversas orações tradicionais da religiosidade popular que ficaram quase esquecidas no tempo. O seu objectivo principal é que estas orações ajudem os leitores a encontrarem-se com o testemunho vivo daqueles que nos precederam na Fé e nos legaram estas vivências de autenticidade na simplicidade. Em formato de bolso e compacto, apesar das suas cerca de 256 páginas com cerca de duas centenas de orações, poderá facilmente acompanhar o orante até à Igreja, numa peregrinação ou num simples passeio contemplativo pela natureza. Será uma interessante descoberta de como em palavras simples, muitas vezes em forma de verso, o povo exprimia a sua relação com o divino.
Vinde a mim todos – Orações a Jesus Eucaristia
Paulus
Este livro devocional apresenta sete roteiros para a Adoração Eucarística, com um tema específico para cada dia da semana. Apresenta ainda o rito para bênção do Santíssimo Sacramento. Trata-se da aplicação do método do beato Tiago Alberione (1884-1971), fundador da Família Paulista, que ele chamou de “caminho-verdade-vida”, composto por três partes, de 10 ou 20 minutos cada uma: o primeiro momento é dedicado a Jesus Verdade e destina-se a acolher a Palavra, lida e meditada; o segundo passo é dedicado a Jesus Caminho, em que a Palavra serve de ponto de partida para o exame de consciência sobre a nossa própria caminhada; finalmente, a oração a Jesus Vida leva-nos a transformar a Palavra em vida nova.
Lukas, uma aventura bíblica
DVD interactivo
Paulus
“Lukas, uma aventura bíblica” é um DVD interactivo, baseado em algumas histórias do Antigo Testamento: “A Criação”, “Os Dez Mandamentos”, “A Arca de Noé” e “Daniel e os Leões”. Cada história é contada através de desenhos animados, recorrendo a duas personagens o Lukas e a Sofí. Para aprofundar o conhecimento de cada história o DVD é acompanhado por jogos e um Karaoke. Com uma narração inovadora, este projecto destina-se a crianças entre os 3 e os 8 anos de idade. A criança irá divertir-se enquanto aprende, criando uma maior proximidade à fé da Igreja, de acordo com os processos educacionais na família e na escola ou catequese. Para Pc com Windows ou Mac.
Novas cartas sobre a oração
Henri Caffarel
Paulus
Vivemos num mundo que arranca o homem a si mesmo. Não é espantoso ver tantos contemporâneos aspirarem à introspecção? Esta é uma reacção vital. Este livro relembra que a busca da interioridade não é um exclusivo da cultura oriental. Desde as origens cristãs, os grandes mestres espirituais sempre falaram da necessidade que o homem tem de descer ao mais íntimo do seu ser, onde se encontra o coração, essa cripta luminosa onde cada um é convidado a unir-se às três pessoas divinas e a celebrar a liturgia interior. O presente livro gravita nesse universo, apresentando uma série de cartas de forte cunho espiritual, com orientações para um caminho de crescimento espiritual e vivência profunda da fé.
O Segredo de Sophia
Susanna Kearsley
Asa
Carrie McClelland é uma escritora de sucesso a braços com o pior inimigo de qualquer artista: um bloqueio criativo. Em busca de inspiração, decide mudar de cenário e visitar a Escócia, onde se apaixona pelas belas paisagens e pelas ruínas do Castelo de Slain. Tudo parece atraí-la para aquele lugar, até mesmo o seu coração, que vacila sempre que encontra Graham Keith, um desconhecido estranhamente familiar. Com o castelo como cenário e uma das suas antepassadas – Sophia – como heroína, Carrie começa o seu novo romance, numa escrita de rapidez invulgar que lhe parece ser algo mais do que a sua imaginação. Depois de três séculos de esquecimento, o «segredo de Sophia» começa a ser revelado…
A Sereia
Carolyn Turgeon
Planeta
A princesa Margrethe está escondida num convento porque o seu reino está em guerra e um dia testemunha um milagre: uma sereia emerge das ondas com um homem nos braços, moribundo. A sereia desaparece e a princesa trata do belo estranho, que descobre ser o príncipe filho do grande rival do pai. Certa de que aquele encontro não foi por acaso, Margrethe engendra um plano para acabar com a guerra. Mas terá uma rival inesperada: a sereia, princesa Lenia, volta para conquistar o coração do homem que salvou do mar e está disposta a trocar o seu mundo por ele… É uma versão surpreendente da história clássica, que manterá o leitor em suspenso até à última página e o fará esquecer as histórias de fadas que ouviu na infância…
Por Ti Faria Mil Vezes
Isabel Sartorius
Planeta
Isabel Sartorius, de 47 anos, é uma mulher famosa em Espanha. Neste livro, em estilo misto de biografia e auto-ajuda, conta como se libertou de um romance que foi belo mas doloroso com o herdeiro do trono espanhol, Felipe. Mas, sobretudo, de um amor mais profundo, mas doentio e co-dependente, em relação à mãe. No fim da obra, ficamos a saber que Isabel faria mil vezes o que fosse preciso pela mãe. Mas faria diferente. “Psicologicamente, estive casada com a minha mãe e era impossível investir tanto noutra relação. Já tive boas relações, mas tenho problemas com a ideia de relações para toda a vida porque a minha relação de toda a vida foi com a minha mãe”. E agora? Agora… “sou uma pessoa feliz”.
Escola de Dança – A Noite da Grande Gala
Escola de Dança – Passeio em ritmo de dança

Aurora Marsotto
Ilust. Donata Pizzato
Planeta Júnior
“Escola de Dança” é o título desta colecção juvenil, escrita por uma antiga bailarina profissional, que conta a emocionante vida diária de Violeta e seus amigos – as paixões, as amizades, as conquistas e as aventuras. De leitura aconselhada a partir dos 9 anos, nas últimas páginas de cada livro encontra-se o Diário de Violeta, com ilustrações a cores, onde se destacam os conselhos da protagonista para os aspirantes a bailarinos e uma mão-cheia de dicas e informações sobre a história da dança e sobre bailarinas famosas.
“A Noite da Grande Gala” é o terceiro volume. O teatro está ao rubro com os preparativos para a Grande Gala, um fabuloso espectáculo em que participarão as maiores estrelas da dança, mas também todos os alunos da escola! Para além dos ensaios, Violeta e os seus amigos têm muitas outras coisas em que pensar: porque quer Júlio, depois de ter recebido uma carta da mãe, deixar de dançar? E como conseguir manter escondido o gatinho que Rebeca encontrou na rua? Só quem ler descobrirá.
“Passeio em ritmo de dança” é a quarta e mais recente aventura. Vêm aí tempos difíceis para os alunos: já falta pouco para a avaliação do primeiro período e o volume de trabalho continua a aumentar. Mas a recompensa para tanto esforço será um passeio fantástico! Violeta e os amigos terão três dias de liberdade, longe da escola e do estudo, durante os quais se misturarão fugas nocturnas, novos amores e, naturalmente, muita dança!
A Cozinha dos Monstros – Mararrão com Zombis
A Cozinha dos Monstros – Talharim de Múmia

Martín Piñol
Ilust. Votric
Planeta Júnior
“A Cozinha dos Monstros” é uma nova colecção, com histórias asquerosamente divertidas e receitas ‘nojentas’, a que os mais novos (a partir dos 8 anos) não resistirão. São as divertidas e assustadoras aventuras de Malaquias, o Chef Zombi, que teima em cozinhar os pratos mais impossíveis a partir dos ingredientes mais nojentos e perigosos. Graças aos seus cozinhados, zombis, múmias, vampiros e lobisomens surgem na cantina da escola e semeiam o terror entre os alunos do colégio de S. Lázaro. Cada livro inclui: um jogo e cartas para jogar, receitas fedorentas mas comestíveis, actividades monstruosas, testes aterradores, passatempos e anedotas de meter medo…
“Macarrão com Zombis” é o primeiro volume. O cozinheiro Malaquias não suporta miúdos… nem zombis. No entanto, por causa de uma sopa estragada, encheu a cidade de mortos-vivos. Os únicos que podem ajudá-lo são uma malvada ratazana e dois alunos bastante asquerosos.
“Talharim de Múmia” é o 2.º volume. Depois de visitar o museu egípcio, Malaquias lembra-se de cozinhar um insólito prato cujo ingrediente principal são as faixas de uma múmia. Claro que antes terá de as roubar do museu… e enfrentar a fúria das outras múmias.
A estranha viagem do Senhor Daldry
Marc Levy
Contraponto
Alice leva uma existência tranquila entre o seu trabalho como criadora de perfumes, que a apaixona, e o seu grupo de amigos, todos eles artistas nas horas vagas. No entanto, na véspera de Natal, a sua vida vai sofrer um abanão. Durante um passeio a uma feira em Brighton, uma vidente prediz que irá viver uma aventura, em busca de um passado misterioso. Alice não acredita nela, mas também não consegue esquecer as suas palavras; subitamente as suas noites passam a ser povoadas de pesadelos, que lhe parecem tão reais como incompreensíveis. O seu vizinho, o senhor Daldry, um gentleman excêntrico e celibatário empedernido, convence-a a levar a sério a predição da vidente e a encontrar as seis pessoas que a conduzirão ao seu destino.  De Londres a Istambul, Alice e o senhor Daldry partem na sua estranha viagem…
As histórias de terror do tio Montague
Chris Priestley
Arte Plural
As histórias de terror do tio Montague reúne vários contos ilustrados, todos eles cheios de suspense e com uma única intenção: arrepiar o público mais jovem. Este livro conta a história de Edgar, um menino que se refugia na casa do tio para ouvir as suas histórias de terror. Para Edgar, os contos são apenas invenções fantásticas do excêntrico tio, mas para Montague, são narrativas que deveriam não apenas assustar o sobrinho, mas ensiná-lo que, quando o assunto é o além, todo o cuidado é pouco. Mas haverá alguma ligação do seu tio a estas histórias sinistras? Um livro assustador! Vai ter coragem de lê-lo?
Bem-vindo ao cérebro do seu filho
Sandra Aamodt e Sam Wang
Pergaminho
O desenvolvimento mental, emocional e intelectual das crianças é um dos mistérios que mais intriga os pais. Na tentativa de educarem filhos para serem os mais inteligentes, fortes e felizes, os pais tentam de tudo, desde suplementos de vitaminas a DVD educativos. Mas como se pode identificar o que funciona de verdade? O que acontece realmente ao cérebro do seu filho à medida que cresce – na primeira infância, na escola e ao longo da adolescência? Sandra Aamodt e Sam Wang, neurocientistas de renome apresentam uma explicação clara e abrangente das diversas facetas e do desenvolvimento do cérebro, discutindo temas que preocupam os pais, tais como os problemas de aprendizagem, as dificuldades de sono, a relevância das diferenças de género e o processo de socialização. Um livro que vai ajudar os pais a saber quando devem preocupar, como devem reagir e, mais importante, quando podem simplesmente relaxar!
Ninguém quis saber
Mari Jungstedt
Contraponto
O fotógrafo Henry Dahlström aparece assassinado na até então adormecida e invernal ilha de Gotland, após ter recebido uma avultada soma das apostas nas corridas de cavalos. A resolução do caso parece ser fácil, pois tudo indica que o crime foi cometido por alguém do círculo social de Dahlström, com o intuito de ficar com o seu dinheiro. Enquanto isto, uma jovem de catorze anos, Fanny, desaparece e a polícia começa a investigar um suposto sequestro. O rumo das investigações dá, porém, uma reviravolta quando o porteiro do edifício onde morava Dahlström descobre uma caixa com fotografias pedófilas, nas quais aparece a jovem Fanny. Anders Knutas vai precisar de todo o seu talento e da ajuda do seu amigo, o jornalista Johan Berg, para descobrir o que se esconde por detrás deste terrível caso.
Novo relacionamento procura-se
Giab Gonzaga
Arte Plural
O jogo pode ou não ter mudado desde o seu último encontro romântico. E encontrar um novo relacionamento não precisa de ser assustador. Aqui verá dicas úteis e conselhos àqueles que estão de volta ao “jogo dos relacionamentos”, abordando diversas temáticas para quem pretende voltar a ter uma relação amorosa. Desde aprender a como evitar os padrões da relação anterior à etiqueta do primeiro encontro e a quando apresentar o novo namorado aos filhos, este guia não deixa nada de fora. Baseado em anos de pesquisa sobre o que torna os relacionamentos bem-sucedidos a longo prazo, este livro, muito prático, ajuda a identificar as qualidades-chave que é preciso procurar num potencial parceiro e fornece ainda as ferramentas necessárias para encontrar um amor verdadeiro e duradouro.
Pequenos Prazeres
Arthur de Pins
Contraponto
Arthur é um rapaz um pouco tímido, mas bem-disposto, desportista ocasional, fumador (também) ocasional, amigo do seu amigo, divertido, girinho, segundo as amigas, e completamente obcecado por mulheres. Mas tudo muda no dia em que conhece Clara, uma miúda respondona e muito dona do seu nariz apanhou-o pelo coração, e outros órgãos. Será que eles conseguem prescindir dos prazeres da vida de solteiros? Esta é uma obra em banda desenhada, para maiores de 18 anos, que conta já com mais de 250 mil exemplares vendidos. O autor é um conceituado ilustrador de publicidade e autor da curta-metragem de animação “La Révolution des Crabes”, que conheceu imenso sucesso em festivais internacionais.
Safira
Kerstin Gier
Contraponto
No primeiro volume desta série – Rubi – Gwen descobre que herdou da família um invulgar gene que lhe permite viajar no tempo e a obriga a ir ao passado consertar alguns erros. Neste segundo volume – Safira – o seu companheiro de viagens, Gideon, está a dar com ela em doida: primeiro beija-a apaixonadamente e depois ignora-a. Felizmente, Gwen tem Leslie, a sua melhor amiga; James, o fantasma; e Xemenius, uma gárgula muito irreverente, para a ajudarem com os altos e baixos amorosos, e também para a ensinarem a comportar-se como uma verdadeira dama do século XVIII. Os seus objectivos passaram a ser: ir a uma soirée no ano 1782, salvar o mundo e, mais do que tudo, não dar nas vistas…
A ilha
Elin Hilderbrand
Contraponto
Birdie Cousins é uma mulher que se orgulha de estar sempre preparada para todas as eventualidades, mas o telefonema da sua filha Chess, a anunciar que rompeu o noivado nas vésperas do casamento, é algo que nem ela poderia prever. Este é apenas o primeiro sinal de que o verão será um período de grandes revelações, ao qual se seguem notícias bem mais trágicas, que levam Chess a entrar numa espiral de desespero. Com o intuito de ajudar a filha, Birdie leva-a para a casa de família na bela e rústica ilha de Tuckernuck, ao largo da costa de Nantucket, juntamente com a filha mais nova, Tate, e a sua própria irmã, India. Aqui, cada uma delas pensa escapar aos seus problemas; mas quando irmãs, filhas, ex-amantes e segredos bem guardados se juntam numa ilha remota, o que poderia parecer uma fuga pacífica transforma-se em algo mais…
Longe da Vista, Perto do Coração
Maria do Rosário Dias
Ilust. Sara Maia
Coisas de Ler
Pedro, um jovem pré-adolescente de 12 anos, filho único de um casal de invisuais, é levado à consulta pelos pais, por motivo de um manifesto insucesso escolar. Com a apresentação deste estudo de caso clínico em formato de livro ilustrado, pretende-se equacionar como o recurso a um padrão comportamental adultomorfo e a um discurso mentiroso do paciente escamoteava a raiva sentida por uma parentalidade invertida imposta à nascença e vivenciada pelo jovem como tirânica. Questiona-se, por outro lado, em termos de prognóstico evolutivo, os limites e a viabilidade de uma intervenção psicoterapêutica suficientemente capaz de quebrar, através da busca da verdade, os códigos mentirosos de uma cegueira familiar inconsciente.
Manual de Procedimentos de Atendimento à Vítima
Susana Monteiro e Cristina Soeiro (coord.)
Coisas de Ler
O presente Manual centra-se essencialmente no atendimento a prestar a vítimas adultas mas, não obstante, são feitas algumas considerações sobre as pessoas idosas, com características de vulnerabilidade e expostas a diferentes processos de vitimização, tal como são apresentadas algumas considerações sobre o atendimento a crianças. Com o objectivo de melhor compreender a vítima e incentivá-la a colaborar com o profissional/técnico de ajuda no processo de atendimento, são descritos princípios orientadores no estabelecimento da relação vítima-profissional de ajuda, sendo dado especial enfâse ao processo de comunicação verbal, à escuta activa e à comunicação não-verbal.
Desporto e Pedagogia – Formação e Investigação
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Coisas de Ler
Esta colecção da editora Coisas de Ler e da Sociedade Cientifica de Pedagogia do Desporto pretende divulgar trabalhos – de conteúdo científico – no âmbito da pedagogia do desporto. Este é, aliás, um dos objectivos da SCPD, de forma a transmitir à sociedade a importância desta disciplina das Ciências do Desporto, na qual se situam preocupações sérias e profundas no que concerne à formação, ao treino desportivo (nos seus vários campos e aplicações) e a outros contextos onde a relação pedagógica tem um efeito visível. Neste volume publicam-se alguns dos trabalhos apresentados no seu primeiro congresso, organizados em três partes temáticas: formação, treino desportivo e outros contextos da relação pedagógica.
Os Primos – A Mensagem Secreta de Lisboa
Mafalda Moutinho
Ilust. Umberto Stagni
Dom Quixote / Leya
Este é já o décimo volume da fantástica colecção “Os Primos”, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura “Ler+”. Na véspera do Grande Terramoto e tsunami de Lisboa de 1755, António Miranda e o seu filho Pedro escondem uma cápsula do tempo com diversos objectos e uma mensagem secreta dentro de uma parede, na sua velha casa em Alfama. Mais de duzentos e cinquenta anos depois, pelo Natal, OS PRIMOS Ana, Maria e André, o brasileiro Miguel e a inglesa Charlotte, deparam-se com este misterioso Baú Histórico. Depressa descobrem que não são os únicos a tentar desvendar a mensagem secreta de Lisboa. Já no século XIX, um serial killer se dedicara à mesma busca, e agora um estranho grupo de escavadores desconhecidos decide retomá-la, escavando cinco monumentos com algo em comum: todos eles são construções magníficas, encomendadas pelo rei D. João V numa altura em que os cofres portugueses estavam a abarrotar de ouro e diamantes descobertos nas minas do Brasil; todos eles resistiram misteriosamente incólumes ao terramoto que devastou a cidade; e todos eles escondem uma coroa real, uma frase em latim e um triângulo. Mas um dos cinco esconde algo mais…
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.