(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Desportistas em férias

Desportistas em férias

Depois de uma época desgastante, a maioria dos atletas que representaram a nossa colectividade na época 2014/2015 estão de férias. Aproveitem bem este tempo, carregando as baterias para uma boa prestação ao serviço do nosso clube na próxima temporada. A mesma começará para alguns já em Agosto, mas para a maioria apenas em Setembro. Para alguns jovens será a primeira, a quem desejamos as maiores felicidades e sucesso, porque o seu sucesso é o sucesso da nossa associação. Para todos os que continuam, desejamos as maiores venturas e excelentes conquistas, para enriquecer cada vez mais o património do CR Golpilheira.
Para todos os jovens e seus pais, abaixo passamos a indicar os objectivos dos jovens e o papel dos pais.

Objectivos do desporto com jovens
– Objectivos motores, psicológicos e sociais
– Possibilita a unidade familiar
– Divertimento (as crianças não são adultos, nem profissionais)
– Sucesso não implica vitória, nem derrota implica falhanço!
– O único aspecto que o jovem pode controlar é o seu esforço. O resultado não é controlável.
– O treinador e os pais devem atender aos objectivos do desporto com jovens, bem como aos objectivos que os jovens procuram no desporto.

Responsabilidade dos pais
Assim que a criança entra num programa desportivo, os pais têm sempre obrigações. Têm de estar cientes de que as crianças têm o direito de praticar desporto, o que inclui o direito a escolher não praticar. Neste sentido, os pais devem aconselhar os seus filhos, tendo em consideração o desporto escolhido e o nível de competição. Os pais devem conhecer e compreender melhor o desporto praticado pelo filho. Os pais devem estar envolvidos na prática do filho.

Mensagem de 1978 com conteúdo actualizado
Desde muito novo, gostei de guardar muitos documentos, porque tinha a intuição de me serem úteis no futuro. De quando em vez, vou visitar os meus arquivos, nos quais, por vezes, encontro coisas interessantes. É o caso desta mensagem. Não sei quem foi o seu autor. Deduz-se que foi lida numa festa de encerramento da época desportiva de 1977/1978, curiosamente a época em que tivemos, pela primeira vez, a nossa equipa sénior de futebol inscrita na Associação de Futebol de Leiria. No entanto, o seu conteúdo assenta que nem uma luva no actual momento vivido pela nossa colectividade, nas suas diversas e diversificadas actividades.
Passo a transcrever:
“Estimados amigos atletas e desportistas da nossa terra, é para vós e para os vossos dirigentes que eu, neste momento, em nome da juventude amiga que vos apoia e acarinha, levanto publicamente a minha voz, para vos tecer merecidos elogios pela obra válida e meritória, que desenvolvestes ao longo da época que agora terminou, em ambiente de são convívio e características tão festivas. Temos de confessar que nem sempre fomos aquela assistência óptima e estimulante, durante o desenrolar dos vossos espectáculos competitivos. Uns de elevado nível técnico e desportivo e tão periodicamente disputados, outros não tão brilhantes, como gostaríamos de presenciar. Mas o certo é que praticar o desporto competitivo não implica que se tenha de ganhar sempre, mas admite que também se tenha de perder. O saber aceitar qualquer destes resultados é que define o verdadeiro desportista. Não esqueçais nunca que a prática do desporto não é um fim em si. Ela deve ter como finalidade, além de mais, o desenvolvimento de dotes físicos, melhoramento dos reflexos e principalmente o aperfeiçoamento contínuo de virtudes humanas, de atitudes de boa educação e autodisciplina. Termino as minhas breves palavras, augurando para todos vós uma época futura cada vez mais brilhante, em que os primeiros classificados sejam o desporto e o homem desportista.
Golpilheira, 15 de Julho de 1978”
Manuel Carreira Rito

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.