(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Missa e procissão da festa de São Bento

Missa e procissão da festa de São Bento

Festa-S-Bento-2015-DSCF3401
Clicar na imagem para ver foto-reportagem

O centro de qualquer festa cristã é a Missa, mas, infelizmente, muitos dos cristãos não têm essa noção. No adro da igreja de São Bento, o momento é sempre especialmente solenizado, tal como foi mais uma vez no passado dia 30 de Agosto, na festa em honra de Nossa Senhora da Esperança.

A única nota menos positiva é mesmo não ser este o momento da maior enchente, mas o recinto estava composto. Na homilia, o pároco da Batalha, padre José Gonçalves, sublinhou precisamente esse aspecto da nossa vivência: não basta dizer que se acredita, é preciso mostrar nas obras do dia-a-dia e na prática de vida cristã essa fé que dizemos professar.

Manifestação pública de fé é, também, a procissão que se segue e que leva pelas ruas da Cividade as ofertas e as imagens dos santos venerados neste espaço: a referida padroeira, São Bento e Santo António.

Logo pela manhã, a Banda Filarmónica do Xartinho, de Alcanede, andou pela freguesia a animar a população e a recolher os andores. Na procissão, acompanharam também o percurso com músicas de cariz religioso.

Veja a foto-reportagem destes momentos, que termina com uma foto do grupo dos “cinquentões” organizadores.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.