(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Jardim-de-infância da Golpilheira precisa do nosso voto

Jardim-de-infância da Golpilheira precisa do nosso voto

Jardim-de-infância da Golpilheira está na corrida

“Heróis da fruta” aguardam o nosso voto

São 53.399 alunos e 2.665 turmas, de 900 jardins-de-infância e escolas básicas do 1.º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, os participantes neste ano lectivo na 6.ª edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. Entre esses, concorrem 39 escolas do distrito de Leiria, sendo duas do concelho da Batalha, o Centro Infantil Moinho de Vento e o Jardim-de-Infância da Golpilheira.

Cada escola compôs um “Hino da Fruta”, em que as crianças partilham a cantar as lições que aprenderam ao longo do projecto sobre a importância dos hábitos saudáveis. Cabe agora ao público votar no seu tele-disco preferido, publicado no sítio www.heroisdafruta.com. Os 3 mais votados em cada região, bem como o mais partilhado de cada distrito ou região autónoma, formarão os 80 finalistas que um júri irá depois apreciar. Para votar no hino da Golpilheira, basta telefonar para 760 457 056 (custo da chamada 0,60 euros + IVA).

Em comunicado enviado à imprensa, Mário Silva, presidente e fundador da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e mentor do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, lembrou que “cada voto em qualquer hino da fruta reverte como donativo para a «Missão 1 Quilo de Ajuda», um fundo social que permitirá a distribuição gratuita de cabazes semanais nas escolas, para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do País”.

Mário Silva acrescenta ainda que “todas as pessoas que votarem nos hinos da fruta ficarão também habilitadas a ganhar fantásticos prémios, mais de mil experiências à escolha para parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões, bem como um super-prémio de uma viagem de sonho aos Açores”.

Recordamos que este projecto da APCOI já envolveu um total 236.227 alunos nestes seis anos, sendo o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal. Segundo a associação, a aplicação do modelo pedagógico dos “Heróis da Fruta” aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam, atingindo as quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, “leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, actividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, activas e felizes”. A APCOI é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.