(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
À descoberta da fauna e da flora da Batalha

À descoberta da fauna e da flora da Batalha

Durante esta semana, de 7 a 14 de Junho, o grupo “Aves da Batalha” está a organizar um censo relâmpago que visa recolher informação sobre toda a fauna e flora do Concelho. Para tal, conta com a colaboração de todos os batalhenses, bastando a curiosidade para explorar a natureza e um telemóvel ou máquina fotográfica para registar a espécie observada.

Neste censo podem registar-se todo o tipo de seres vivos selvagens, desde plantas, como as árvores, arbustos e orquídeas, aos animais, como os insectos, mamíferos, aves, anfíbios e répteis. Tudo conta! Os registos têm como única condição serem dentro do concelho da Batalha e deverão ser depois inseridos na plataforma do “iNaturalist“. Para este registo não é necessário conhecer a espécie, pois a plataforma dá uma ajuda nesse sentido e qualquer dúvida poderá ser esclarecida na página de Facebook do “Aves da Batalha” ou pelo email avesdabatalha@gmail.com.

“Esta actividade tem como objectivo principal ajudar a mapear a fauna e flora do concelho e, deste modo, incrementar o conhecimento do património natural que aqui existe”, refere João Tomás, dinamizador do grupo, confiante de que poderão até descobrir-se novas espécies nesta região. “Pretende-se ainda reforçar a importância do papel de todos os cidadãos na monitorização e conservação das espécies selvagens e, assim, envolver cada um dos batalhenses num dos lemas pelo qual o Aves da Batalha se rege: só conhecendo é que se pode proteger”, conclui.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.