(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Regresso às aulas: Um recomeço… diferente

Regresso às aulas: Um recomeço… diferente

Chegou-se ao mês de Setembro e, com isto, à necessidade de retomar as actividades lectivas presenciais que, no ano transacto, ficaram suspensas para darem lugar a aulas “online”.
O Agrupamento de Escolas da Batalha não esqueceu o cenário de saúde pública que atravessamos e, em conjunto com o Município da Batalha e com as entidades de Saúde e Protecção Civil, delineou um Plano de Contingência, no qual estão contidas medidas que seguem as orientações dirigidas às escolas, provenientes da Direcção Geral de Saúde, e estratégias com o intuito de assegurar a retoma das actividades lectivas em segurança, atenuando a possibilidade de contágio entre os membros da escola.
As novas medidas organizativas implementadas são numerosas, o que torna bastante difícil de as enunciar, mas pode-se referir que tudo está a ser assegurado e é garantida a higienização dos espaços e a segurança dos elementos da comunidade escolar. Com isto, foram colocados dispensadores de SABA (Solução Anticéptica de Base Alcoólica), tapetes de desinfecção de sapatos e, em alguns sítios, acrílicos. Procurou-se também arranjar maneira para que o distanciamento físico fosse assegurado, criando circuitos/trajectos diferenciados, alocando salas para cada turma, desfasando os horários de almoço e replicando os espaços. Também todos os professores, pessoal não docente e alunos receberam um “kit” com máscaras laváveis e foram sensibilizados a ter uma conduta responsável e uma atitude colaborativa em todo este processo.
Como é habitual no Agrupamento de Escolas da Batalha, todas as entradas e saídas dos elementos, tanto internos como externos, vão ser registadas, tal como a circulação dos alunos nos diferentes espaços, de modo a que, caso haja um caso suspeito, seja possível colaborar com as autoridades de saúde na reconstituição da rede de contactos.
A direcção do Agrupamento, respectivos funcionários, pessoal docente e não docente asseguram a todos os membros da comunidade escolar que estão verdadeiramente comprometidos e empenhados na segurança de todos os alunos.

Miguel Santos

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.