(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
“Parque da Luisinha”: Recinto inclusivo para crianças

“Parque da Luisinha”: Recinto inclusivo para crianças

Um renovado parque infantil, instalado no Jardim do Lena, na Batalha, já recebeu o nome de “Parque da Luisinha”, em homenagem a uma criança local muito acarinhada, portadora de doença rara (Síndrome de Cockayne) e recentemente falecida.
Este projecto surgiu de uma sugestão da “Casa do Mimo”, um Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais da Batalha, e representa um investimento de 65 mil euros, na concretização da transformação de um equipamento antigo e degradado num espaço novo, inclusivo e acessível às centenas de crianças e famílias que procuram os jardins da Batalha para lazer.
Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, “trata-se de um parque infantil que está de acordo com as novas e exigentes regras de segurança e é um parque inclusivo, isto é, apto para o acesso e fruição por parte de crianças com mobilidade reduzida ou com necessidades especiais”. Além disso, acrescenta o autarca, “vai ter novos equipamentos muito divertidos e que estimulam o desenvolvimento de competências físico-motoras das crianças, além de, claro, lhes proporcionar muitos motivos para a brincadeira”.
Os novos equipamentos inclusivos instalados são um baloiço metálico adaptado a cadeira de rodas, com a função lúdica de divertir e balançar, e um “multifunções Popei”, também acessível a utilizadores em cadeiras de rodas, com a função lúdica de divertir, socializar, jogar e escorregar. Os demais equipamentos foram totalmente reabilitados e reforçadas as medidas de segurança na sua utilização.
Todo o pavimento sintético foi renovado e composto por uma camada amortecedora de borracha, certificada e com capacidade para amortecer até 1.50 metros de altura de queda.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.