O Centro do Património da Estremadura (CEPAE), com sede na Batalha, está a fazer um novo levantamento do património material e imaterial das freguesias do distrito de Leiria e concelho de Ourém. O último levantamento semelhante remonta ao final da década de 70 do século XX, então “coordenado por Carlos Eugénio (1910-1981), a pedido da Fundação Calouste Gulbenkian”.
“Este é um projeto ambicioso e importante para a região e será uma excelente ferramenta de consulta para as juntas de freguesia, câmara municipais, investigadores e outras instituições”, refere o CEPAE numa nota de imprensa.
O CEPAE assinala que, “usufruindo das novas tecnologias e de melhor e mais rápida comunicação”, o novo levantamento “tem uma dimensão mais ambiciosa”, estando em curso o envio de um questionário com 12 tópicos para as juntas de freguesia.
“Este questionário irá permitir receber informações, por exemplo, relativas a monumentos, museus, núcleos museológicos, centro de interpretação, ação cultural (associações), ensino (estabelecimentos e cursos), locais de convívio, festividades, publicações, personalidades, artes, artesanato, património ambiental”, entre outros, esclarece a nota de imprensa.
Após a receção do questionário, o CEPAE vai “cruzar toda a informação e fazer algumas edições com todo este levantamento, e desenvolver uma base de dados que poderá ser constantemente atualizada”.
“Tanto as edições, assim como a consulta da referida base de dados, estarão, posteriormente, disponíveis para consulta, com o objetivo de serem mais uma ferramenta para quem quer estudar, investigar ou escrever sobre a região”, adianta.
Ângela Susano