(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – 15 pinturas primitivas num retábulo imaginado

Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – 15 pinturas primitivas num retábulo imaginado

A Capela do Fundador, no Mosteiro da Batalha, tem patente uma interessante e inédita exposição, deste o passado mês de Dezembro: 15 pinturas primitivas num retábulo imaginado por Almada Negreiros para aquele mesmo local.

As quinze obras que compõem o retábulo que Almada imaginou incluem várias pinturas primitivas (dos séculos XV e XVI), nomeadamente os icónicos Painéis de S. Vicente. Desde a sua descoberta, e ao longo do século XX, estes painéis geraram um interesse público muito intenso. Almada Negreiros (1893-1970) também se dedicou a esta obra, ainda que de um ângulo completamente original: o da geometria.

Começando por um estudo de perspectiva dos painéis, Almada foi complexificando as suas análises geométricas. Com o tempo, foi juntando cada vez mais pinturas até definir um retábulo de quinze obras. Após visita à Batalha ficou convicto de que o conjunto era destinado à parede Norte da Capela do Fundador, do Mosteiro da Batalha.

Nesta exposição, além da reconstituição em tamanho natural do retábulo que idealizou – uma instalação com mais de dez metros de altura – os trabalhos de Almada expostos na Capela testemunham o seu longo e intenso processo de pesquisa. Desenhos, cadernos de autor, e até maquetes tridimensionais realizadas por ele, poderão ser vistas, muitas delas pela primeira vez.

A exposição, comissariada por Simão Palmeirim, pode ser visitada até Dezembro deste ano de 2021, na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha.

O projecto terá continuidade com o lançamento, no início do próximo ano, de um importante estudo dos investigadores Simão Palmeirim e Pedro Freitas.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.