(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Prova do Nacional de Trail em São Mamede

Prova do Nacional de Trail em São Mamede

A aldeia da Pia do Urso, na freguesia de São Mamede, vai acolher uma prova do Campeonato Nacional de Trail, no próximo dia 11 de Abril, promovida pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) e a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com apoio do Atlético Clube de São Mamede, da Junta local e do Município.

A realização desta prova foi apresentada no local, no passado dia 27 de Março, com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da FPA, Jorge Vieira, do presidente da ATRP, Rui Pinho, e do presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos.

O secretário de Estado enalteceu o crescimento desta modalidade e dos desportos na natureza, a nível nacional, bem como o papel da FPA e da ATRP na sua promoção com “visão muito futurista e inclusiva”, até porque “a prática desportiva está cada vez mais associada ao crescimento da economia, através do turismo e de um conjunto de serviços que se desenvolvem justamente por estes eventos”.

Rui Pinho referiu que este campeonato nacional será “uma oportunidade de promover a modalidade, de fomentar hábitos de vida saudável e de promover o território e a economia” e Jorge Vieira sublinhou que a integração do “trail running” na FPA fez do atletismo uma modalidade “ainda maior” e “mais rica”, afirmando querer “fazer do atletismo a modalidade com mais federados no país”.

Também Paulo Santos frisou o “papel do desporto na promoção de comportamentos sustentáveis dos jovens” e manifestou intenção de criar um centro nacional de trail na Batalha, sendo objectivo do município “investir no desporto e mobilizar os jovens para as alterações ambientais e promoção do turismo da natureza”.

Prova na Pia do Urso

Quanto à prova na Pia do urso, decorrerá nos “Trilhos do Pastor”, um percurso técnico de 35 quilómetros por estradões e carreiros nas serras e vales do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho, com um desnível de cerca de 1.600 metros, passando por locais como o Buraco Roto e a Escarpa de Falha no Reguengo do Fetal e a pitoresca aldeia do Alqueidão da Serra.

Os vencedores masculino e feminino absolutos integrarão a selecção nacional de trail, que representará Portugal no mundial da modalidade, a realizar na Tailândia, em Novembro.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.