(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Livro de Candidatura da Rede Cultura 2027 seguiu para o Júri europeu

Livro de Candidatura da Rede Cultura 2027 seguiu para o Júri europeu

Concretizou-se um dos passos mais importantes do processo de candidatura do território da Rede Cultura 2027 (Leiria + 25 municípios + Diocese + Instituto Politécnico de Leiria + Instituto Politécnico de Tomar + Nerlei), a Capital Europeia da Cultura 2027, com o envio do Livro de Candidatura, o Bid Book a ser remetido para o júri europeu, assinalando o cumprimento da primeira etapa oficial na corrida a Capital Europeia da Cultura.  “Que candidatura é esta?” foi o tema da conversa que se seguiu e que colocou Gonçalo Lopes, presidente do Conselho Geral da Rede Cultura 2027, e Ana Bonifácio e Lígia Afonso, duas das cinco redatoras do Bid Book, numa conversa com moderação de Paulo Lameiro, coordenador do grupo executivo da Rede Cultura 2027, na sede da Rede Cultura 2027.

“Como a Europa é composta por diferentes países, também a nossa Rede é formada por diferentes intervenientes”, disse Gonçalo Lopes

“Hoje estamos a meio do caminho. Passaram seis anos e temos mais seis anos. Se conseguirmos o título serão seis anos para ser Capital Europeia da Cultura se não tivermos o título temos seis anos para caminhar para um novo fundamento da cultura do nosso território”. Foi desta forma que Paulo Lameiro deu início à conversa, antes de passar a palavra a Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, que sublinhou “o sentimento coletivo” que hoje se sente, confirmando que “quando se trabalha com estratégia e com as pessoas, conseguimos mudar o território e a vida dos seus habitantes”.

“Nos últimos 10 anos, a cultura passou a ser a imagem de Leiria. Até aqui tínhamos a autoestima reduzida em termos de cultura, mas a verdade é que temos talento”, referiu o tambem presidente do Conselho Geral da Rede Cultura 2027. “Quando percebemos que o território de Leiria era pequeno para a ambição que tínhamos, pegamos nos argumentos para ir mais além e juntos criamos esta Rede forte que está na linha da frente” neste processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

Fonte: Rede Cultura 2027

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.