(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
NERLEI leva alunos a empresas para a explorar o mundo do trabalho e das profissões

NERLEI leva alunos a empresas para a explorar o mundo do trabalho e das profissões

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) vão realizar uma iniciativa de Job Shadowing dirigida aos alunos do 12º ano do curso Cientifico-Humanístico, daquela escola, e a empresas da região.

Ciente de que, no final do ensino secundário, os estudantes que frequentam cursos científico-humanísticos são confrontados com a necessidade de tomar uma decisão, relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino superior, a ESFRL, decidiu implementar o Job Shadowing: uma modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões, que implica o envolvimento e a participação ativa dos alunos, conferindo-lhe algumas ferramentas que poderão facilitar a tomada de decisão sobre as oportunidades futuras, em termos de saídas profissionais.

A operacionalização desta modalidade implica que o estudante passe um dia com um voluntário de uma empresa, cuja profissão gostaria de ter no futuro. A NERLEI procurará fazer a ligação com as empresas, identificando junto dos seus associados os profissionais “sombra”, com as profissões que os alunos vierem a escolher, sendo que o projeto deverá estar a decorrer nas empresas em março, abril e maio.

Na modalidade de Job Shadowing o profissional que recebe e acompanha o estudante tem a oportunidade de partilhar as suas experiências e perceções e a possibilidade de reavaliar e refletir sobre o seu trabalho quotidiano, ao discuti-lo com o aluno.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.