(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Ultramaratona de BTT com meta na Torre

Ultramaratona de BTT com meta na Torre

Organizada pelo Centro Desportivo e Recreativo da Torre, terá lugar no próximo dia 21 de Maio a primeira edição da Ultramaratona BTT “Pão de Kilo”, num percurso de 180 km ao longo das magnificas paisagens das Serras de Aire e Candeeiros.

Beneficiando das condições ímpares que a serra proporciona, a primeira edição desta Ultramaratona – pioneira na região e que visa colocar esta prova no calendário nacional – nasceu pela paixão dos muitos atletas da modalidade que, ao longo do tempo, definiram um percurso de treino que circunda o Parque Natural da Serra D´Aire e Candeeiros (PNSAC) e que comungam de elevada experiência através da participação em eventos parceiros.

A prova oferece a possibilidade de participação em dupla ou a solo, apostando ainda na possibilidade de, para além do BTT, poder efectuar-se em Ebike e Gravel, em linha com as tendências actuais da modalidade.

O percurso conta com passagem em vários pontos emblemáticos, entre os quais a Serra da Maunça, as Salinas de Rio-Maior, a Nascente do Alviela (Alcanena), o Castelo de Ourém e, por fim, a singular vila da Batalha, que terá destaque na prova e será o ponto de partida para o último folgo, até atingir a meta na aldeia da Torre, proporcionando um percurso diversificado, caracterizado pela beleza ímpar das paisagens do PNSAC e de alguns “ex-libris” da região. Será, também, um apelo à sustentabilidade e à preservação da natureza.

Com cerca de 180 km e 2.800 de acumulado, ou em opção de 120 km e 1.550 de acumulado, o percurso preparado para BTT, Ebikes e bicicletas de Gravel terá certamente uma disputa renhida e de superação, em que os atletas combinam a velocidade, a gestão de esforço e a mecânica e onde o facto de atingir a meta constitui por si só uma vitória.

Esta primeira edição da prova, com o apoio do Município da Batalha, da Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal e de vários patrocinadores, encontra-se limitada a 300 participantes, sendo já considerada um êxito pelas 200 pré-inscrições que rapidamente conquistou a nível nacional, registando também pedidos de participação internacional.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.