(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
CIM DA REGIÃO DE LEIRIA E ÁGUAS DO CENTRO LITORAL LANÇAM CONCURSO REGIONAL SOBRE O VALOR DA ÁGUA

CIM DA REGIÃO DE LEIRIA E ÁGUAS DO CENTRO LITORAL LANÇAM CONCURSO REGIONAL SOBRE O VALOR DA ÁGUA

As duas entidades convidam estudantes e docentes dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico da região de Leiria a participar e demonstrar os seus conhecimentos sobre este recurso que é essencial à vida, a Água.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a Águas do Centro Litoral (AdCL) lançam, por ocasião do Dia Internacional da Terra, dia 22 de abril, um concurso regional da competição AQUAQUIZ em dez municípios. O jogo interativo e pedagógico criado pelo Grupo Águas de Portugal com o objetivo de apoiar a educação e sensibilização para o valor da água estará, agora, na região de Leiria para incentivar as escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico da região a testarem os seus conhecimentos sobre este recurso que é essencial à vida.

A partir do dia 2 de maio e até ao próximo dia 20 de maio, jovens estudantes e docentes dos dez municípios da Região de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós) podem participar nesta competição regional. A entrega de prémios realizar-se-á por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho.

O jogo interativo e pedagógico AQUAQUIZ

Concebido para ser jogado individualmente (formato Batalha) ou em ambiente de sala de aula (Tabuleiro), acessível no endereço www.aquaquiz.pt, é composto por um quiz com perguntas relativas a diferentes dimensões da água, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

Na opção Tabuleiro, o professor inicia ou prepara o(s) jogo(s) e os alunos são organizados por equipas de 2 a 5 jogadores para jogar o tabuleiro na sala de aula.

O AQUAQUIZ está também disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado no formato de Batalha entre duas pessoas.

Lançado em fevereiro de 2019, o AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo AdP – Águas de Portugal para apoiar práticas pedagógicas participativas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desde o seu lançamento, o jogo sobre o valor da água envolveu cerca de 700 escolas e mais de 6.800 jogadores/as, com um total superior a 37 mil jogos realizados. 

Fonte: CIMRL

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.