EMPRESAS DA REGIÃO DE LEIRIA RECEBEM MAIS 2 MILHÕES DE EUROS

EMPRESAS DA REGIÃO DE LEIRIA RECEBEM MAIS 2 MILHÕES DE EUROS

Foi concluído o processo de decisão final sobre todas as candidaturas apresentadas ao Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) da CIM Região de Leiria, o que vai permitir, nesta primeira fase, apoiar mais 17 empresas na área industrial, com cerca de 2 milhões de euros de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

No total, foram apresentadas 216 candidaturas por empresas das Região de Leiria, a que correspondiam intenções de investimento superior a 40 milhões de euros.

Após uma análise de todas candidaturas, a CIM Região de Leiria propôs a aprovação de cerca de 40% das candidaturas, que representam um investimento total superior a 12 milhões de euros, a que corresponde um apoio FEDER de 4,6 milhões de euros.

Para o Presidente da CIM da Região de Leiria, Gonçalo Lopes, «o programa PAPN veio demonstrar a dinâmica empresarial da Região de Leiria, pois foram apresentadas candidaturas em valor muito superior à dotação disponibilizada pelo Governo e pelo Programa Operacional do Centro – Centro 2020».

No âmbito do trabalho de seleção, a CIM Região de Leiria fez uma análise rigorosa das candidaturas, hierarquizando-as por mais valia de mérito, assegurando que as empresas apoiadas são aquelas que melhor respondem aos objetivos do Aviso de Concurso. «Mais empresas poderiam ter sido apoiadas se a dotação fosse superior, pelo que no futuro Portugal 2030 é fundamental reforçar esta abordagem descentralizada de apoio aos pequenos projetos empresariais», destaca Gonçalo Lopes.

O PAPN tem como objetivo estimular a produção das micro e pequenas empresas e, simultaneamente, reduzir a sua dependência face ao exterior. O programa apoia investimentos que permitam alterar os processos produtivos das empresas e apoiá-las na transição digital e energética, incluindo investimentos em maquinaria e equipamentos, serviços tecnológicos/digitais e sistemas de qualidade e de certificação.

O PAPN prevê, assim, a promoção da melhoria da produtividade num contexto de novos modelos de negócios, mas com o compromisso de não reduzir os postos de trabalho.

Fonte: CIMRL

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.