(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
“Palco das músicas bonitas”: Festival “Artes à Vila” está de regresso

“Palco das músicas bonitas”: Festival “Artes à Vila” está de regresso

O Festival Artes à Vila está de regresso à vila da Batalha, entre 24 e 26 de Junho. Depois de duas edições com transmissão online, o festival com entrada livre regressa aos espectáculos com público, embora sujeitos a reserva e à lotação do espaço.

O programa continua a promover a música portuguesa e apoiar os artistas nacionais. Ao mesmo tempo, o festival continua a incluir algumas acções de formação. Nesta 5.ª edição, o primeiro dia terá um “workshop” prático com Francisco Cipriano, da fundação GDA, centrado na preparação de projectos, preenchimento e formalização passo a passo em candidaturas a fundos para a Cultura. No dia 25, haverá um “workshop” de fotografia em espectáculo pelo formador Luís Rocha, com componente teórica e prática durante os dias de festival.

Também as visitas guiadas às gárgulas do Mosteiro fazem parte da programação desde a primeira edição do festival. São mais de duzentas gárgulas que se podem descobrir nos terraços do Monumento.

As portas do Claustro Real abrem sábado pelas 16h00, com o espectáculo de circo contemporâneo “Raiz”, com o performer Daniel Seabra. No domingo, apresenta-se o espectáculo de danças medievais da associação “Danças com História”.

Quanto à música, um dos cabeças de cartaz será Paulo de Carvalho, nome incontornável na música portuguesa das últimas décadas. “Voz e Piano” será no dia 25 de Junho, nas Capelas Imperfeitas, um espectáculo de canções contadas e cantadas em tom íntimo, recriadas cada vez que sobem a palco. Dono de uma das melhores vozes do nosso país, Paulo de Carvalho tem marcado, como poucos, a história da música portuguesa com 29 trabalhos editados e inúmeras colaborações com Ivan Lins, Carlos do Carmo, Tito Paris, Agir, entre muitos outros companheiros de cantigas. 2022 é o ano em que celebra 60 anos de carreira e marca o fechar de um ciclo.

Deixamos o programa completo:

24 de Junho
10h00-17h00 | Workshop prático da Fundação GDA
25 de Junho
16h00 | Espectáculo “Raiz” de Daniel Seabra
17h00 | Concerto de Hélder Bruno
21h30 | Concerto de Paulo de Carvalho
26 de Junho
10h30 | Espectáculo Infantil “O Pente do Careca” de Nídia Nair Marques
16h00 | Espectáculo Danças com História
17h00 | Concerto de Pedro Mestre
18h30 | Concerto de Valter Lobo

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.