(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Paróquia da Batalha tem mais 54 crismados

Paróquia da Batalha tem mais 54 crismados

D. José Ornelas Carvalho, bispo de Leiria-Fátima, veio ao Mosteiro da Batalha, na tarde do domingo 30 de Outubro, presidir ao sacramento do Crisma de 54 jovens e adultos da paróquia da Batalha, 11 dos quais da Golpilheira.

Numa celebração cheia de vida e alegria, o bispo diocesano lembrou a estes adolescentes e jovens que passam a ser agora “adultos na fé”, que “este não é um momento de chegada, mas de partida, de início”. Se têm sido “cuidados pela família, pela Igreja e pela sociedade”, é agora o tempo de assumirem o seu compromisso nas comunidades, com a confirmação do Espírito Santo que neles se torna mais presente e actuante. “Deus está presente em cada etapa da nossa vida e, nesta etapa especial, vem confirmar a fé pelo seu Espírito em vós”, afirmou. “É como um 112 para a nossa vida: podemos sempre recorrer a Ele nos momentos de dificuldade ou de alegria… e é Ele que nos impele a fazer Igreja e sermos, agora, cuidadores de outros, sobretudo junto dos mais frágeis, dos mais tristes, dos que precisam de ajuda e companhia.

D. José Ornelas frisou que “não somos uma Igreja perfeita”, mas “aprendemos com os erros” para aperfeiçoar essa “missão de sermos cuidadores dos mais fracos e necessitados da presença de Deus”. Para isso “contamos convosco, jovens, com a vossa criatividade, dinamismo e espírito crítico, para crescermos como Igreja e sermos cada vez mais fiéis a essa missão”, concluiu, com o convite à participação massiva nas Jornadas Mundiais da Juventude que ocorrerão em Portugal na primeira semana de Agosto de 2023, presididas pelo Papa Francisco.

No final da celebração, um dos crismados, em nome de todos, deu o seu testemunho de alegria por mais esta etapa concluída na caminhada de fé e de aceitação do compromisso de assumir papel activo em Igreja. Tempo, ainda, para o agradecimento aos pais, catequistas e todos os que ajudaram estes jovens a chegar até aqui.

Ainda antes das fotos de conjunto e de famílias, foi divulgado que dois grupos de jovens irão ser formados, um na Batalha, orientado pela Eduarda, e outro na Golpilheira, orientado pela Andreia e o Diogo. “Todos os jovens crismados, não apenas neste mas também nos anos mais recentes, são convidados a juntar-se a um ou a outro grupo, independentemente da sua comunidade local, pois ambos se assumem de âmbito paroquial”, informaram. O grupo da Golpilheira terá o seu primeiro encontro no dia 19 de Novembro, às 20h30, na igreja desta comunidade.

O Jornal da Golpilheira acompanhou a celebração e partilha uma breve reportagem fotográfica, bem como algumas fotos de grupos e famílias que nos foram pedindo…

Luís Miguel Ferraz

Crisma Batalha LMF_2405
Ver todas as fotos
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.