(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria pretende investir 700 mil euros para abrir creche para os filhos dos profissionais de saúde

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria pretende investir 700 mil euros para abrir creche para os filhos dos profissionais de saúde

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os municípios da região e o Centro Hospitalar de Leiria, encontra-se a desenvolver um projeto para instalar a primeira creche intermunicipal do país, com o objetivo de alargar a capacidade de resposta para os filhos dos profissionais de saúde que decidam fixar-se profissionalmente no Hospital de Leiria.

Este projeto coletivo concretiza um investimento superior a 700 mil euros, com capacidade de resposta para cerca de meia centena de crianças, a funcionar em horários flexíveis e adaptados aos exigentes horários de atividades dos profissionais de saúde. Uma resposta inédita em termos nacionais e que está a ser avaliada em colaboração com os serviços regionais do Instituto da Segurança Social.

A futura creche intermunicipal será objeto de candidatura, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo aviso da abertura a projetos de requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais foi publicado no passado dia 02 de novembro, com uma dotação global de cerca de 20 milhões de euros para a valência de creche.

A efetivação do projeto apenas dependerá da aprovação da candidatura por parte do Instituto da Segurança Social, no âmbito do PRR, ou pelo futuro Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2030, bem assim da finalização do acordo de comodato a realizar com o Centro Hospitalar de Leiria, que já expressou a sua adesão à iniciativa e reconhece a maior importância deste objetivo no estímulo à fixação de profissionais da saúde na região de Leiria.

Também esta segunda-feira a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria recebeu os novos responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (AceS PL), cuja direção executiva é liderada pelo enfermeiro Marco Neves, tendo na ocasião sido avaliados os principais desafios que se colocam aos cuidados de saúde primários. As estratégias para a saúde no período de inverno e as estatísticas de funcionamento dos serviços de saúde foram igualmente apresentadas pela direção executiva do AceS PL.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.