(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Região Leiria beneficia de apoio PRR para instalação de espaços Cowork

Região Leiria beneficia de apoio PRR para instalação de espaços Cowork

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os municípios de Pombal e Figueiró dos Vinhos, obteve aprovação das candidaturas intermunicipais apresentadas para instalação de dois espaços de coworking naquelas autarquias.

Este projeto coletivo concretiza um investimento superior a 150 mil euros, com o objetivo de promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho, designadamente através do teletrabalho e do coworking, com uma grande vantagem do ponto de vista da redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada densidade populacional e as de menor densidade.

Para a Região de Leiria esta candidatura, aprovada e financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reveste-se da maior importância, porquanto representa um investimento nas pessoas e na capacitação como motores para o desenvolvimento de uma economia cada vez mais assente nas tecnologias de informação e comunicação.

Da parte dos municípios envolvidos regista-se igualmente uma aposta em programas associados à capacitação das pessoas, contribuindo para o aumento da competitividade e para a redução dos custos de contexto, criando as condições necessárias à utilização das novas tecnologias. A opção pelo teletrabalho assume, ainda, relevo ambiental, na medida em que contribui para a diminuição da pegada de carbono ao reduzir tendencialmente a frequência de deslocações.
No âmbito da candidatura intermunicipal foram considerados, nesta primeira fase, o designado Centro de Cowork “COWORK SONUMA – FIGUEIRÓ CALL YOU”, em Figueiró dos Vinhos, e o Centro de Cowork “ESPAÇO COWORK DE POMBAL”, localizado na cidade de Pombal, ambos projetos serão geridos em regime de parceria entre os Municípios e a CIM da Região de Leiria.

Os espaços de Teletrabalho e Coworking são assim disponibilizados pelas autarquias, equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet, sendo divididos em áreas de diferentes tipologias que contemplam zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.
A promoção de espaços de Cowork descentralizados e distribuídos pelo território da região de Leiria é um objetivo que será alargado a outros Municípios, estando já em preparação a candidatura do Centro de Cowork “COWORK – O NEWORKLAB”, em Castanheira de Pera.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.