No próximo dia 26 de Novembro irá decorrer na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria o 9.º Simpósio dedicado ao desenvolvimento pessoal, bem-estar e saúde que contará com a participação de oito oradores de renome.
Este Simpósio é mais uma iniciativa da Associação Potencial Humano – AJPH, mais conhecida por “Atemphar”, uma Associação Juvenil sediada em Leiria e que tem como objectivo principal a promoção de uma cidadania activa, contribuindo para a construção de uma sociedade com cidadãos mais conscientes, socialmente mais comprometidos, participativos e empreendedores potenciando as suas capacidades, atitudes e valores, promovendo a importância do trabalho voluntário.
São estes objectivos e valores que orientam a actividade que a Atemphar desenvolve desde 2017, data de constituição e registo da Associação, sendo mais de mil as acções/atividades dinamizadas durante o período da sua existência, destacando-se as oficinas temáticas, as sessões de actividade física, os congressos e muitos outros.
É nesse contexto que se insere o simpósio de sábado, num dia repleto de intervenções relevantes entre as 09h00 e as 20h00. No período da manhã, contará com oradores como o enfermeiro Tércio Nóbrega, que irá abordar o tema da prevenção de AVC; o professor Pedro Morouço, que trará o tema da importância da actividade física, e o médico Fernando Freitas, que abordará os limites da mente. No período da tarde, intervirá a sexóloga Carla Queiroz, que trará o tema do projecto de vida, o médico António Falcão Coutinho, que ajudará a compreender melhor o corpo humano, o professor Joaquim Fernandes, com informação sobre a história da saúde, o professor José Carlos Gomes, com uma reflexão sobre o Sentir, o Fazer e o Ser, e o terapeuta João Magalhães, que irá falar do reiki como instrumento de autoconhecimento.
Durante o evento, haverá momentos especiais protagonizados pelas jovens estudantes Juliana Alves e Madalena Pereira.
O evento decorrerá, também, via online, través da plataforma ZOOM, pelo que a Associação convida todos a participarem, inscrevendo-se no seu site.
A participação é gratuita para jovens até os 25 anos, solicitando-se ao restante público o apoio através de um contributo de valor livre (donativo).
“Inscrevam-se e participem, porque é no conhecimento que alcançaremos uma vida (mais) saudável!”, apela a organização.